Espanhóis no Paraná comemoram Natal reunidos em família
top of page
Buscar

Espanhóis no Paraná comemoram Natal reunidos em família

Tradição da "Noche Buena" é brindar com um “cava” espanhol, ou ainda tomar anis e cantar villancicos (músicas natalinas).|

Na série de matérias da Toca Cultural sobre o Natal para as comunidades étnicas, hoje é dia de falar com Blanca Hernando Barco, do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná. Ela explica que a marca maior desta época para eles é a união da família. Um momento de comemorar o nascimento de Jesus que tem início na noite de 24 de dezembro, com a chamada Noche Buena (Noite Boa).


“Já é tradição! A família se reúne esperando a chegada do dia 25 de Dezembro com um jantar de cardápio especial. Frutos do mar, carneiro, peru ou jamón, dependendo de cada região e do gosto de cada um. Para as sobremesas, os doces típicos são o “turrón” (um doce feito a base de amêndoas e mel), o “Mazapán” ( marzipã), e os “polvorones” e frutos secos”, detalha.

Blanca diz que também é tradição brindar com um “cava” espanhol, ou ainda tomar anis e cantar villancicos (músicas natalinas). Para a decoração, o presépio representando o nascimento de Jesus, não pode faltar. E para a passagem de ano sempre tem festa!


“Celebramos “la noche vieja” (a noite velha), assim chamamos a véspera do Ano Novo, em 31 de dezembro. Tal qual na “Noche Buena”, o jantar é com a família e/ou amigos e o menu é bem especial, com pratos mais elaborados que ao longo do ano. Os doces são os mesmos do Natal”.

Blanca conta também que os espanhóis preservam uma tradição muito peculiar. “Esperamos a chegada do Ano Novo com as 12 uvas, onde se come cada grão de uva a cada badalada do sino da “Plaza del Sol”, em Madrid, a meia-noite. É uma tradição espanhola que teve seu início em 1909, quando o vinicultores da cidade de Alicante tiveram uma enorme produção e deram um jeito de vender todas! Foi uma boa estratégia de marketing para a época!!! E se popularizou pela Espanha inteira”.

Outra tradição muito forte na Espanha, segundo Blanca, é “Cavalgata de los Reyes Magos”. Grandes desfiles de pessoas e carros alegóricos são organizados nas cidades na noite do dia 05 de janeiro, onde a população vai às ruas para ver os Reis Magos chegando e trazendo presentes para as crianças.


“No dia dos Reis Magos é tradição comer o “Roscon de Reyes” que é decorado com frutas cristalizadas e no recheio tem escondido um bonequinho. Para os cristãos, a forma ovalada da rosca, representa o círculo infinito do amor de Deus. As frutas secas cristalizadas que enfeitam o pão, simbolizam as joias incrustadas nas coroas do Reis Magos. E o boneco escondido no recheio representa do menino Jesus. Quem achar o boneco no seu pedaço, será o Rei do Dia. É uma tradição da Idade Média”.

Como mensagem final, Blanca deseja boas novas às famílias neste ano que inicia.

“Que 2021 venha cheio de saúde...e que todo o distanciamento social que tivemos que fazer em 2020 aproxime mais as pessoas no ano que chega. Que aproveitemos cada minuto...que não deixemos de estar com nossos entes queridos. Que toda a experiência vivida neste ano tão atípico faça com que demos mais valor ao que temos e aos que temos perto de nós. Que possamos voltar a nos encontrar nas nossas festas...nas nossas apresentações... e que nossas emigrantes possam sentir a alegria de voltar ao lugar que ajudaram a fundar e nos ajudem a manter vivas as tradições que um dia eles trouxeram da Espanha: o Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura. Felices Fiestas”.

Confira no vídeo publicado em nosso canal do Instagram:


65 visualizações
bottom of page