top of page
Buscar

Espetáculo “O Profeta”, releitura filosófica da obra de Gibran Khalil Gibran, chega a Curitiba em abril

Inspirado em um dos livros mais lidos do mundo, “O Profeta” tem apresentações no Guairinha. Ingressos estão à venda.

"O Profeta" | Foto: João Caldas

O espetáculo de sucesso de público “O Profeta”, inspirado no livro de mesmo nome e um dos mais lidos do mundo, do autor Gibran Khalil Gibran, chega à capital paranaense com apresentações de 18 a 21 de abril, no Guairinha.  


A montagem, que é assinada por Lúcia Helena Galvão, em parceria com o encenador Luiz Antônio Rocha, estreou nos palcos em 2022 e traz temas como amor, filhos, trabalho, alegria, tristeza e morte, em sua releitura filosófica com 12 ensaios poéticos. A história desafia o vazio e descortina a beleza da vida em assuntos abordados com a ternura e sabedoria que vem do Oriente, como um convite para sermos dignos da vida e a viver ao nível do que há de mais elevado em nós. 


A obra gira em torno do profeta Al Mustafa, que está prestes a embarcar em um navio para retornar a sua terra natal após um ciclo de 12 anos de exílio na cidade de Orfhalese. No dia da partida, antes da chegada iminente de seu navio, os habitantes da pequena cidade pedem a ele que lhes fale sobre as questões fundamentais da condição humana. E assim, ele responde com reflexões que, na sua aparente simplicidade, revelam uma compreensão profunda da vida e do processo de existir. 


“Foi na busca para melhorar o mundo e o ser humano, por meio do teatro e da filosofia, que surgiu este novo projeto com Lúcia, em que o amor é o fio condutor da história e nos faz redescobrir o papel do coração”, fala o diretor Luiz Antônio Rocha sobre o espetáculo.

No papel título, o músico e cantor libanês Sami Bordokan, que também é pesquisador de música árabe clássica e folclórica, com um estilo único de tocar o alaúde e de cantar, incluindo o místico canto oriental.


Quando fui convidado para participar do monólogo, fiquei receoso, já que ‘O Profeta’ é meu livro de cabeceira desde garoto e sabia da entrega para o papel, mas aceitei o desafio”, diz Bordokan, que viveu sua juventude em um vilarejo no norte do Líbano. No palco, ele é acompanhado por William Bordokan, que apresenta uma variedade de sons e ritmos, utilizando outros instrumentos ancestrais, como a flauta nay, a rabab e a derbak. Os irmãos ainda assinam a direção musical. 


Os ingressos para as apresentações em Curitiba estão à venda pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$50 (meia-entrada) + taxa adm. As sessões de 18 a 20 de abril ocorrem às 20h, e a do dia 21 de abril, às 19h. 


Serviço:

Temporada de “O Profeta” em Curitiba

Data: 18 a 21 de abril

Horário: 20h (18 a 20/4),  19h (21/4)

Local: Guairinha (R. XV de Novembro, 971 - Centro) - Curitiba, PR.

Ingressos: a partir de R$ 50,00

Duração: 80 minutos

Recomendação: Livre

Ingressos online: Disk Ingressos

Rede social: @oprofetaapeca

Ficha Técnica:

Texto: Lúcia Helena GalvãoInterpretação: Sami BordokanEncenação: Luiz Antônio RochaParticipação especial: William BordokanCenário e Figurinos: Eduardo AlbiniProjeto de Luz: Ricardo FujiiDireção musical: Sami Bordokan e William BordokanAssistente de direção: Hanna PerezVídeo mapping: Júlio Mauro / Cine MauroDireção de arte: Eduardo AlbiniPreparação corporal e direção de movimento: Hanna PerezCaracterização: Mona MagalhãesAdereços e efeitos: Nilton AraújoArtista têxtil: Priscila PiresCostureira: Marcela G. F. ArtusiParceria: Nova Acrópole Brasil NorteProdução Executiva: Luiz Antônio RochaProdução: Espaço Cênico Produções Artísticas

 


204 visualizações

コメント


bottom of page