Espetáculo '5 Danças' estreia dia 17 de junho, no Teatro Zé Maria, em Curitiba
top of page
Buscar

Espetáculo '5 Danças' estreia dia 17 de junho, no Teatro Zé Maria, em Curitiba

São cinco solos, com duração aproximada de 2h30, para fazer o público mergulhar no universo da dança.

Cintia Napoli | Fotos: Elenize Dezgeniski

No dia 17 de junho, no Teatro Zé Maria, estreia 5 DANÇAS - trabalho formado por 5 peças solo autônomas para serem vistas sucessivamente. As danças são apresentadas até dia 3 de julho de 2022, sextas e sábados, às 19h e domingos, às 17h. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados 1h antes na bilheteria do teatro. 5 DANÇAS é formada por 5 peças solo apresentadas em sequência, entre intervalos. Com duração aproximada de 2 horas e meia, é um convite para que o público mergulhe na história da dança de 5 dançarinas – nascidas entre 1960 e 1969 - com atuação profissional ininterrupta de 40 anos, entre dançar e dar aulas de dança. As 5 peças, co-peças, circunscritas no mesmo espaço apresentam uma variedade, a partir da diferença, de modos de viver a dança na cena. Entram no jogo de montagem e exibição das peças assuntos como habilidade, expressão, pedagogia, intimidade e auto dança. Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante entram na cena como documentos vivos de suas trajetórias de corpo. Juntas, estas mulheres constroem a história da dança em Curitiba e no Brasil, abrindo espaços para que as gerações de artistas subsequentes possam agir.

Mônica Infante | Foto: Elenize Dezgeniski

Fernando de Proença, idealizador, diretor e dramaturgo das peças solo, articula possibilidades de convidar as dançarinas e o público a viverem conjuntamente uma experiência de compartilhamento historiográfico das vidas destas mulheres da dança a partir de perguntas correspondentes aos contextos, vias e pensamentos. Além das apresentações das peças solo, que devem ser fruídas em conjunto – o público retira os 5 ingressos de uma vez na bilheteria do teatro para uma sessão sequenciada de apresentações – o projeto também oferece para a cidade ações de compartilhamento de questões relacionadas à criação das peças como uma "conversa sem fim", realizada pela artista e teórica Eleonora Fabião, com as dançarinas e o diretor e um debate performativo realizado pelos teóricos Flávio Desgranges e Giuliana Simões - a fim de ampliar os processos de mediação e recepção do público com as montagens. Durante o ano, o projeto também ofereceu 10 oficinas com as dançarinas. 5 DANÇAS é um elogio à história da dança em Curitiba, proliferando e gerando movimento em corpos experientes compartilhados com a cidade. Faz agir nas 5 dançarinas, a partir de trajetórias marcadas nos seus corpos e na história, atualizações sobre conhecimento no campo da dança e convida o espectador a viver, de forma multidirecional, um trajeto ampliado de experiências dançadas. 5 DANÇAS foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: EBANX e CELEPAR.

Serviço

5 DANÇAS De 17 de junho a 03 de julho de 2022, Sex. e Sáb. 19h. Dom. 17h Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco) - Curitiba, PR. ENTRADA FRANCA: retire seu ingresso 1h antes na bilheteria do teatro 19 de junho – após as apresentações - "conversa sem fim" - com Eleonora Fabião e os artistas 03 de julho – após as apresentações - Debate performativo com Flávio Desgranges e Giuliana Simões Classificação Indicativa - 18 anos

Informações: Fernando de Proença




44 visualizações
bottom of page