Espetáculo "A Casa", com Ciliane Vendruscolo, agora é virtual
top of page
Buscar

Espetáculo "A Casa", com Ciliane Vendruscolo, agora é virtual

Projeto criado pela Companhia Bife Seco, de Curitiba, em 2015, volta à cena em 2021, mas agora de maneira virtual.

A proposta fazia parte de um edital da Funarte, que contemplava seis solos, onde cada ator da companhia desenvolveu seu próprio espetáculo, tendo como referência para o roteiro figuras conhecidas ou personalidades das artes que marcaram suas vidas. A atriz, Ciliane Vendruscolo, escolheu a escritora Clarice Lispector.


"Fiz um solo inspirado nos textos dela, que marcaram minha adolescência. Apresentamos em várias cidades, durante um tempo, inclusive na minha terra natal, em Concórdia, Santa Catarina, no final de 2016. Depois, em 2018, gravamos em vídeo, no palco do Teatro SESI Portão, em Curitiba", relata.

O solo "A Casa" trata de uma mulher solitária, que está se sentindo presa em sua residência. Ela passa o tempo perdida entre reminiscências e nostalgias, com o desejo ardente de deixar tudo para trás, tanto a casa física e as várias casas que ela construiu aos longo de décadas em torno de si para se proteger do mundo, mas que não mais a ajudam, apenas a sufocam e a deslocam da realidade lá fora.


Em meio a pandemia, Ciliane viu no resgate desse espetáculo uma forma trazer novamente esse diálogo sobre a solidão, que em muito se parece com o sentimento das pessoas na atualidade.


Assista:

"É essa sensação de aprisionamento que temos de hoje em dia, de querer sair para o mundo e não poder, não conseguir. Existe uma barreira subjetiva, emocional, que trava a personagem. E o espetáculo também desperta essas questões, que são decorrentes de tudo isso, as avaliações sobre a gente mesmo, sobre a solidão. Tudo isso dialoga bastante com os questionamentos que a personagem traz".

Ciliane inscreveu o solo num novo edital e, recentemente, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Curitiba - Fomento 038/2020, para uma versão virtual. E graças a isso, o espetáculo agora está disponível para ser assistido no Youtube.



FICHA TÉCNICA

Atriz: Ciliane Vendruscolo

Dramaturgia: Ciliane Vendruscolo e Dimis Soares

Direção: Dimis Soares Realização: Comapnhia de Bife Seco


69 visualizações
bottom of page