Espetáculo “Cafés Malditos” inicia circulação pelo litoral do Paraná
- Toca Cultural
- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Comédia dramática da Alameda Cia Teatral percorre cinco cidades a partir de agosto.

Após mais de 38 apresentações desde sua estreia em 2023, o espetáculo “Cafés Malditos”, da Alameda Cia Teatral, inicia sua circulação pelo litoral do Paraná com incentivo da Lei Paulo Gustavo. A montagem, uma comédia dramática adulta que conquistou o público com humor ácido e reflexões profundas, passará por cinco cidades litorâneas a partir do mês de agosto.
A peça conta a história de Rute, uma mãe brasileira típica que cuida de absolutamente tudo: das formas de gelo ao planejamento das festas de fim de ano. Mas agora, Rute está cansada. E decide, de maneira surpreendente e cômica, planejar seu próprio velório como forma de garantir uma despedida digna e, claro, organizada. No entanto, mesmo esse plano meticuloso está sujeito às reviravoltas da vida (e da morte).
Com um texto que equilibra o riso e o drama, o espetáculo convida o público a refletir sobre os papéis impostos às mulheres, a invisibilidade das mães e as ironias do cotidiano. A encenação propõe um olhar afiado e sensível sobre temas universais, embalado por interpretações potentes e uma encenação intimista.
A circulação gratuita pelo litoral do estado contempla as seguintes datas e cidades: Pontal do Paraná no dia 09 de agosto, Morretes em 16 de agosto, Matinhos em 06 de setembro, Antonina em 13 de setembro e Paranaguá no dia 27 de setembro.
A turnê é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a produção cultural brasileira em seus mais diversos territórios. A Alameda Cia Teatral reafirma, assim, seu compromisso com a descentralização da arte, levando espetáculos provocativos e populares a públicos muitas vezes distantes dos grandes centros culturais.
Projeto aprovado pela secretaria de estado da cultura - Governo do paraná, com recursos da lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal
SERVIÇO
Espetáculo "Cafés Malditos", pelo Litoral do Paraná | 2025
Pontal do Paraná – 09 de agosto (Miniauditório Primavera) as14h e 17h
Morretes – 16 de agosto (Estação das Artes) às 14h e 17h
Matinhos – 06 de setembro (Auditório Juliano Fumaneri Weiss - UFPR) às 14h e 17h
Antonina – 13 de setembro (Teatro Municipal) às 14h e 17h
Paranaguá – 27 de setembro (Estação Ferroviária) às 14h e 17h
Entrada gratuita
SOBRE A ALAMEDA
Criada em 1997 em Itajaí (SC), o grupo se fixou em Curitiba desde 2002. Ao longo desse tempo, desenvolveu diversos espetáculos e investiu na formação de artistas e público, estabelecendo vínculos institucionais e com a comunidade. A Alameda vem buscando modos de produção que se desenvolvam em uma rede de afetos por meio da qual se estabeleçam os processos colaborativos que têm caracterizado o grupo em suas produções. Da pesquisa de linguagem às poéticas cênicas que o grupo experimenta, é na parceria com artistas com quem se identifica que encontra estímulo para seguir investigando formas e consolidando uma trajetória que já atravessa mais de duas décadas de atuação. Neste tempo, o grupo já desenvolveu 24 espetáculos e venceu diversos prêmios, incluindo o Gralha Azul, principal prêmio de Teatro no Paraná.
Informações: IGOR HORBACH
Comentários