Espetáculo de Nadya Romanowski investiga corpo, presença e sustentação
- Toca Cultural
- há 25 minutos
- 2 min de leitura
Apresentações serão nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Curitiba.

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o espetáculo "Um andar que dança – Por onde o corpo é rastro", criação da artista da dança Nadya Romanowski, que finaliza seu primeiro solo a partir de uma pesquisa dedicada a modos singulares de apoio, deslocamento, presença e sonoridade.
Na cena, chão e paredes, imagens e plantas tornam-se presenças inventadas que acolhem, protegem e escutam. Os objetos que acompanham a artista funcionam como dispositivos de sustentação e abrigo, enquanto o jogo com a sonoridade cria atmosferas que atravessam e transformam o movimento, garantindo que não haja solidão no percurso.
Cada gesto é passagem e inscrição, rastro de uma existência que se redesenha no tempo e no espaço. Assim, cria-se uma dança, uma companhia e um mundo possível para sentir e pertencer, estabelecendo relações momentâneas entre matéria, tempo e presença. Entre pausas e retomadas, peso e leveza, impulso e repouso, Nadya constrói uma dança que se constitui em companhia, alinhada a uma poética da sustentação e da resistência. Sua presença em cena afirma-se na composição constante com o que a cerca, não apenas reagindo ao entorno, mas transformando-o por meio da dança.
Sobre a artista
Nadya Romanowski iniciou sua trajetória em 1994, na Limites Cia de Dança de Andrea Sério. Integra o projeto de extensão da UNESPAR “Limites em Movimento: Corpo em Questão”, colaborando como artista-propositora na Associação de Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). Desde 2016, atua no coletivo “NÓ movimento em rede”.
SERVIÇO:
Um andar que dança – Por onde o corpo é rastro
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Datas: 21 e 22 de fevereiro de 2026
*A sessão do dia 21 conta com audiodescrição para deficientes visuais e após o espetáculo está programado um bate-papo com a artista, com tradução em libras.
Horários: dia 21 às 20h; dia 22 às 19h
Ingressos: gratuitos, distribuídos 1h antes do início na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Duração: 40 minutos
Acessível para pessoas com deficiência
Site: CAIXA Cultural Curitiba
Instagram: @caixaculturalcuritiba
Informações: CAIXA Notícias | Instagram CAIXA | imprensa.sul@caixa.gov.br


















