Espetáculo gratuito em Curitiba propõe reflexão sobre memória, ancestralidade e identidade cigana
- Toca Cultural
- há 9 horas
- 2 min de leitura
“Paramitcha Calipe – dos Jazigos aos Berços” tem temporada no Memorial de Curitiba com temporada de 30 de maio a 4 de junho.

Curitiba recebe, de 30 de maio a 4 de junho, a temporada do espetáculo Paramitcha Calipe – dos Jazigos aos Berços, no Teatro do Memorial de Curitiba. Com ingressos gratuitos, a montagem propõe uma travessia íntima entre memória, identidade, pertencimento e ancestralidade a partir da trajetória pessoal da atriz Tatiane Iovanovitchi e de sua família cigana.
O espetáculo é uma criação coletiva construída a partir da vida da artista, com direção geral de Neiva Camargo e direção de criação de Pedro Almeida. Em cena, Tatiane revisita experiências familiares, silêncios, dores e afetos atravessados pela cultura cigana e pelas múltiplas camadas que constituem sua identidade.
A narrativa parte da família Iovanovitchi, ciganos da etnia Rom radicados em Curitiba, e percorre gerações de mulheres da família - da matriarca Lepossava até a pequena Mariana Iovanovitchi - para construir uma reflexão sobre herança cultural, apagamento, pertencimento e resistência.
Em cena, Tatiane encarna vozes e silêncios de mulheres ciganas que ecoam em diferentes tempos e territórios. O espetáculo também marca o retorno da atriz aos palcos após o falecimento de seu pai, Cláudio Iovanovitch, um dos principais representantes e ativistas da cultura cigana no Paraná, falecido em março de 2025. Filho de ciganos da etnia Rom e ativista da causa cigana, Cláudio foi uma das principais inspirações para a montagem.
Mais do que uma autobiografia, Paramitcha Calipe propõe uma reflexão sobre preconceito, identidade e representação. Em um contexto em que os povos ciganos ainda enfrentam racismo e anticiganismo no Brasil, a montagem aposta na arte como espaço de fala, escuta e reconstrução de imaginários. “Nós, povos ciganos, falamos pouco sobre nós mesmos. E o espetáculo propõe justamente isso: uma perspectiva cigana sobre o nosso povo e a nossa cultura”, finaliza a atriz.
Serviço:
Paramitcha Calipe – dos Jazigos aos Berços
Data: 30 de maio a 4 de junhoHorário: 21h
Local: Teatro do Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Ingressos gratuitos pelo Sympla ou retirados uma hora antes de cada sessão https://www.sympla.com.br/evento/paramitcha-calipe---dos-jazigos-aos-bercos/3445239
Mais informações: https://www.instagram.com/paramitchacalipe
















Comentários