Espetáculo Sertão Sem Fim inicia temporada online gratuita
top of page
Buscar

Espetáculo Sertão Sem Fim inicia temporada online gratuita

Apresentações serão transmitidas pelo Youtube a partir do dia 2 de abril.

Em cena, vivências de mulheres do interior baiano | Foto: Keiny Andrade

Depois de uma breve temporada presencial em fevereiro de 2021, num período em que a pandemia estava em números menores de contágio e óbitos diários, Sertão Sem Fim agora volta para apresentações virtuais. O registro em vídeo da peça será pelo Youtube da MoviCena Produções entre 2 e 11 de abril às sextas, sábados e domingos, às 21h, de graça. Este projeto foi contemplado pelo PROAC LAB 36/2020.


Sertão Sem Fim faz o cruzamento da história de três mulheres da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas (BA): Maria Tertulina, Tertulina Alves (sua neta) e Maria Izabel, moradora daquela comunidade, conhecida na região como a rainha das cavalgadas. Desse cruzamento nasce a narrativa mito-poética sobre Sebastiana (Bastia).


A atriz Tertulina Alves interpreta Bastia, personagem que traz em seu corpo essas diferentes formas de se viver o sertão. A história de Bastia é marcada por uma imensa tragédia pessoal: seu marido, o vaqueiro Dão Sálvio, foi covardemente assassinado por fazendeiros da região. O motivo da morte de Dão Sálvio era a prosperidade do casal, que trabalhou duramente durante o período de estiagem e conseguiu adquirir um rebanho de sessenta cabeças de gado. Montada em um cavalo, ela percorre a cidade com o corpo morto do marido, em busca de justiça.


Tertulina Alves interpreta Bastia | Foto: Keiny Andrade

As mulheres mais presentes na construção da personagem são a avó de Tertulina, Maria Tertulina, que nasceu no sertão Bahia, na região de Três Outeiros de Macaúbas e migrou para São Paulo; Maria Izabel, moradora da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas e conhecida até hoje, com mais de 80 anos, como a Rainha das Cavalgadas; e da própria Tertulina Alves, cuja infância no sertão foi marcada por um período de forte seca.


Além da temporada, também está confirmada uma live pelo Instagram @projetosertaosemfim no dia 31 de março, quarta-feira, 20h, com Tertulina Alves e Henrique Fontes, dramaturgo, diretor, ator e gestor cultural natural de Manaus/AM e radicado em Natal/RN, onde construiu sua carreira no teatro desde 1989. Integrante do Grupo Carmin e sócio-fundador do espaço cultural Casa da Ribeira, Henrique tem 21 peças escritas e ganhou os Prêmios Shell, APTR, Botequim Cultural e do Humor em dramaturgia, todos no ano de 2019, pela peça A Invenção do Nordeste. O tema do encontro será o questionamento "Sertão, terra dos fortes?".


Serviço

SERTÃO SEM FIM

De 2 a 11 de abril de 2021. Sextas-feiras, sábados e domingos, 21h

Grátis | Exibição pelo canal do Youtube /movicenaproducoes

Duração: 60 min. | Classificação: Livre

Live Sertão, Terra dos Fortes?

31 de março de 2021, quarta-feira, às 20h

Com Tertulina Alves e Henrique Fontes

Gratuito | Pelo instragam @projetosertaosemfim


FICHA TÉCNICA

Idealização, Pesquisa e Interpretação: Tertulina Alves

Dramaturgia: Rudinei Borges dos Santos

Direção: Donizeti Mazonas

Cenografia e Figurino: Eliseu Weide

Desenho de Luz e operação: Hernandes de Oliveira

Designer Gráfico: Hernandes de Oliveira

Música: Gregory Slivar

Operação de som: Viviane Barbosa

Fotos: Keiny Andrade

Gravação e Edição de vídeo: Osmar Zampieri

Produção Executiva: MoviCena Produções (Jota Rafaelli)

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Mídias sociais: Agência CLOCKWORK

Costureira: Benê Calistro

Artesã: Cida Souza

Convidado Live: Henrique Fontes

15 visualizações
bottom of page