top of page

9ª Expo Motorhome confirma volume recorde de negócios, totalizando R$ 600 milhões

Crescimento das vendas dos 200 expositores atingiu 20% em relação a 2024.

9ª Expo Motorhome - Diego Novack - Thac Campers - Foto Adair Santos
9ª Expo Motorhome - Diego Novack - Thac Campers - Foto Adair Santos

Maior e mais importante feira de campismo e caravanismo da América Latina, a 9ª Expo Motorhome confirma as projeções e celebra crescimento substancial: os 200 expositores fecharam R$ 600 milhões em negócios nos 5 dias de programação, 20% a mais do que a edição 2024. O evento, realizado de 12 a 16 de novembro no Expotrade da cidade de Pinhais, no Paraná, também registrou público recorde nos seus 5 dias de programação: 28.722 pessoas.


Em um espaço de 23 mil metros quadrados, foram expostos 300 trailers, minitrailers, motorhomes e campers zero-quilômero, com preços que variaram de R$ 23,9 mil, a exemplo do minitrailer Scorpion Jornada Max, chegando a R$ 3,5 milhões, como é o caso do luxuosíssimo Vettura American Envision, de 12 metros. Em sua edição mais “verde” da história, foram destacadas as mais recentes tecnologias e inovações mundiais amigas do meio ambiente.



A cada ano, clientes de todo o Brasil e de mais de 30 países dos 5 continentes participam da Expo Motorhome para conferir as principais tendências mundiais, escolher o seu modelo preferido e fechar a compra, pois geralmente há preços e condições especiais para a feira.


Até 2024, o empresário Diego Novack prestigiava a programação apenas como visitante. Neste ano, realizou o sonho de participar como expositor, exibindo toda a linha da sua empresa, a Thac Campers, de Nova Aurora, cidade localizada no Noroeste do Paraná, distante 555 km de Curitiba. O resultado? Nada menos que 12 equipamentos vendidos, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão em faturamento.

“A Expo Motorhome é uma grande vitrine para mostrar toda a qualidade dos nossos produtos. Devido à participação na feira, vamos ter um crescimento no faturamento não só neste ano, mas no início de 2026”, comemora. Ou seja: além da efetividade de negócios durante a programação, há os resultados colhidos no período “pós-feira”.
9ª Expo Motorhome - Jefferson Figueira
9ª Expo Motorhome | Foto: Jefferson Figueira / Divulgação

Dono da DHR Overlander, de Canela, na Serra Gaúcha, o empresário Douglas Herrmann Ramm também fez sua estreia na Expo Motorhome e ficou impressionado. Logo após anunciar a participação da fábrica no evento, há três meses, foram fechados três contratos.

“Além disso, durante a programação, encaminhamos mais três vendas. São clientes que viram ao vivo todos os diferenciais dos nossos motorhomes expostos no estande e agora irão visitar a empresa para definir diversos detalhes, como acabamentos, por exemplo”, salienta Douglas.

Assim como ocorre nos salões de automóveis ao redor do mundo, a 9ª Expo Motorhome foi palco de diversos lançamentos. A catarinense Vegini apresentou o primeiro motorhome 100% elétrico da América Latina, o Evolve, que usa a plataforma da van gaúcha Arrow e custa R$ 1,450 milhão. A também catarinense Easy Trailers apresentou ao mercado o seu primeiro motorhome: o Aura 760. Com capacidade para acomodar 6 pessoas, o modelo tem 7,80 metros de comprimento e chega com preço inicial de R$ 580 mil. Uma das principais facilidades é que o modelo pode ser dirigido com carteira de motorista (CNH) B, a mesma necessária para carros.

 

Visita do presidente da maior empresa de aluguel de motorhomes dos EUA

A crescente participação de expositores e visitantes estrangeiros consolida a Expo Motorhome como a mais relevante do setor na América Latina. Em um estande conjunto, participaram 6 fábricas e locadoras de veículos de recreação da Argentina.

“Ao gerar negócios para empresas do Brasil e do exterior, a Expo Motorhome contribui para o fortalecimento de toda uma indústria no Mercosul, beneficiando ainda o turismo sobre rodas nessa região”, salienta o presidente da feira, Alexandre Boff.

O presidente da gigante Cruise America – maior empresa de aluguel de trailers e motorhomes dos Estados Unidos e Canadá, com uma incrível frota composta por 4 mil veículos – veio especialmente da América do Norte para conhecer a feira brasileira.


9ª Expo Motorhome | Foto: Jefferson Figueira / Divulgação
9ª Expo Motorhome | Foto: Jefferson Figueira / Divulgação
“Fiquei impressionado com a Expo Motorhome e com a quantidade de fabricantes participantes. Não tínhamos noção do desenvolvimento do camping no País e acreditamos muito na cultura brasileira de acampar. Certamente voltaremos no ano que vem”, garantiu Randall Smalley.

O empresário foi recepcionado por Eduardo Genekian e Danielle Morales (CWW Brasil), Márcia Catão (Entre Turismo) e Luís Dotti (Personal Brasil), que, através da parceria de comercialização do produto Cruise America no Brasil, reforçam a integração entre o mercado nacional e as principais referências internacionais do setor.


A feira foi novamente prestigiada por uma comitiva da maior mostra mundial do segmento, a Caravan Salon de Düsseldorf. “A Expo Motorhome transformou-se em uma importante referência para a América Latina, contribuindo para potencializar a conexão de negócios entre países da região e da Europa”, disse o diretor da Caravan Salon Düsseldorf, Stefan Koschke. Como programado, o encerramento da 9ª Expo Motorhome ocorreu às 17 horas do dia 16 com o tradicional buzinaço, que foi marcado por muita emoção e satisfação pelas metas alcançadas. “Foram cinco dias de intensas negociações, que seguirão gerando resultados positivos nas empresas ao longo dos próximos meses”, acrescenta Alexandre Boff.

 

Camping e setor de seminovos também registram crescimento recorde

Localizado em área de 5 hectares distante 2 km do Expotrade, o camping da 9ª Expo Motorhome contabilizou um número recorde de trailers, motorhomes, campers e barracas: 1.014 equipamentos, crescimento de 49% em relação aos 680 equipamentos registrados em 2024.



Na área externa do Expotrade, o setor de seminovos e usados registrou igualmente recorde de modelos para a venda: 107 trailers, motorhomes e demais equipamentos, 27% a mais que os 85 veículos do ano passado. O número só não foi maior porque faltou espaço no estacionamento, mas em 2026 a meta é ampliar para 150 vagas.

“Foram vendidos pelo menos 23 veículos. A procura por modelos de até R$ 500 mil foi muito grande e nos surpreendeu”, revela o responsável pelo setor, Marco Gossler.

Também na área externa do pavilhão, a exposição de veículos antigos do Retrô Trailers Brasil permitiu uma verdadeira viagem no tempo para os apaixonados.

 

Palestras gratuitas e arrecadação de donativos

A 9ª Expo Motorhome não se resumiu apenas a negócios: Ao longo da programação, o público pôde conferir 17 palestras gratuitas ministradas por aventureiros. Na área externa, 40 influenciadores permaneceram acampados, interagindo com os fãs e relatando suas experiências de viagens.


No acesso à feira, o público teve a oportunidade de doar alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza para ajudar a população das cidades afetadas pelos temporais e tornados, em especial Rio Bonito do Iguaçu. Ao todo, foram cerca de 1 mil itens arrecadados. Nesta semana, os integrantes da caravana Circuito Caminhos do Paraná entregaram os materiais ao Santuário do Perpétuo Socorro, de Curitiba, que está repassando os donativos aos necessitados.


📍Para informações adicionais, acesse o site www.expomotorhome.com. Siga o perfil no Instagram: @expomotorhome.


Informações: Adair Santos


bottom of page