Exposição de Juarez Machado permanece em Curitiba até dia 30 de abril
top of page
Buscar

Exposição de Juarez Machado permanece em Curitiba até dia 30 de abril

A curadoria das obras é de Liliana Cabral e reúne peças produzidas em diferentes cidades do mundo.

Os arquitetos Claudia e Manoel Baggio, na Exposição Juarez Machado - Foto: Rogério Machado

A Artestil Galeria de Arte celebra a genialidade de Juarez Machado numa exposição aberta no último dia 16 de março e que segue até 30 de abril. O público se encantou com as obras do acervo particular do artista, que refletem sua vasta experiência e seu olhar único sobre o mundo.


A exposição traz quadros produzidos em cidades que marcaram a vida e a obra do artista, como Paris, Nice, Veneza, New York, Los Angeles e Rio de Janeiro. A curadoria, realizada pela galerista Liliana Cabral, representante do artista, ofereceu aos visitantes uma viagem pelas diferentes fases e estilos de Juarez Machado. 


Simone Tanus e Liliana Cabral | Foto: Rogério Machado

A abertura da exposição contou com a presença de diversas personalidades do mundo da arte e da cultura, além de amigos e admiradores do trabalho do artista. A noite foi marcada pela alegria do reencontro e pela admiração pelas obras expostas. A exposição é uma oportunidade única para o público curitibano apreciar a arte deste artista multifacetado.


Recentemente agraciado com a Ordre des Arts et Letres pelo governo francês, em reconhecimento à sua notável trajetória e à inestimável contribuição para o desenvolvimento da cultura na França, Juarez Machado é um dos mais importantes artistas visuais vivos do Brasil. Este mostra presenteia o público com uma seleção de trabalhos que refletem sua vasta experiência e seu olhar único.


Ao todo, 37 telas do acervo pessoal do artista estão na exposição

Ao longo de mais de três décadas, o artista teve seu ateliê em Paris, onde se integrou ativamente ao movimento cultural das comunidades francesas. Natural de Joinville, ele também manteve ateliês em sua cidade natal e no Rio de Janeiro. Dedicou-se à construção do Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, comandado por seu irmão, Edson Busch Machado.


No ano passado, a Toca Cultural conversou com Edson, por ocasião de uma grande exposição, com mais de 200 obras de JUAREZ MACHADO, no Museu Oscar Niemeyer.

Relembre:



O multiartista catarinense Juarez Machado tem sua história ligada a Curitiba, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de pintor e escultor, Juarez Machado também foi ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista, entre outros ofícios criativos. Fez um quadro de mímica e performance no programa Fantástico da Rede Globo, nos anos 1980, que é lembrado até os dias de hoje. Sua obra inspirou a fotografia do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, amigo e frequentador de seu ateliê parisiense, em Montmartre. 


Um dos mais importantes e multifacetados artistas brasileiros vivos da atualidade, a obra de Juarez Machado é múltipla e muito extensa. Esta exposição merece ser visitada, especialmente por estar composta por obras de seu acervo pessoal. 


SERVIÇO:

Exposição: Juarez Machado - Obras do Acervo Particular

Data: 16 de março a 30  de abril de 2024

Horário: Terça a sexta, das 9h30 às 18h30 e sábado, das 9h30 às 13h30

Endereço: Artestil Galeria de Arte Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1663 – Batel  - Curitiba/PR



Informações: Emelin Leszczynski

48 visualizações
bottom of page