top of page

Exposição reúne cerca de 50 obras de Paulo Gaiad em Florianópolis

“Matéria Prolífica” ocupa todos os espaços expositivos da Fundação Cultural Badesc.

Exposição em homenagem ao artista Paulo Gaiad. | Foto: Juliano Zanotelli
Exposição em homenagem ao artista Paulo Gaiad. | Foto: Juliano Zanotelli

Objetos, fotografias e desenhos que exploram materiais como gesso, metal e papel integram a exposição “Matéria Prolífica”, que presta homenagem ao artista Paulo Gaiad (1953-2016). As cerca de 50 obras ocupam todos os espaços expositivos da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, revelando diferentes camadas da produção do artista ao longo de três décadas.

 

Com curadoria de Thays Tonin, Victoria Beatriz, Rainara Sofia, Georgia Bergamin, Estela Camillo e Eduarda Andrade, a mostra é resultado de uma pesquisa realizada ao longo de quase um ano no Acervo Artístico Paulo Gaiad, antigo ateliê do artista preservado pela família. Esse processo permitiu reunir trabalhos que atravessam diversas linguagens e suportes, evidenciando o interesse contínuo de Gaiad em experimentar materiais, formas e procedimentos.

 

A narrativa curatorial, de acordo com as curadoras, parte da recorrência, um aspecto central na obra do artista, e destaca a repetição de símbolos como a cruz, corpos nus, serpentes e lagartos, além do retorno constante de imagens e materiais apropriados, reorganizados em novas aparições.

 

Victoria Beatriz explica que o título “Matéria Prolífica” remete à ideia de multiplicação e desdobramento, revelando criações que se acumulam em camadas de sentido e instauram um diálogo contínuo entre o artista e o tempo. Radicado em Florianópolis desde os anos 1980, o artista incorporava o desgaste e a corrosão como parte de seu processo criativo, antecipando o inevitável encontro entre tempo e matéria.

 

“Matéria Prolífica” está aberta para visitação até 19 de fevereiro de 2026, na Fundação Cultural Badesc, localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

 

Ações educativas

A cada nova exposição, a Fundação Cultural Badesc promove ações gratuitas de arte-educação, contribuindo para a formação de público e para o acesso a bens culturais. Segundo a arte educadora Victoria Beatriz, as práticas pedagógicas desenvolvidas, que envolvem observar, pensar e refletir, estimulam o pensamento crítico e utilizam a arte como ferramenta de aprendizagem e expressão. As atividades permitem relacionar as visualidades contemporâneas com o cotidiano, ampliando a experiência dos visitantes.

 

Podem participar alunos de escolas públicas e privadas, universidades, centros sociais, ONGs, grupos especiais, associações, professores e comunidade em geral, desde que o grupo tenha no mínimo cinco pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com, com o título “Agendamento Ação Educativa”, ou pelo site fundacaoculturalbadesc.com, na aba Arte + Educação Agendamentos.




Informações: Juliano Zanotelli

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page