Exposição “Ukrainos” retrata a vida de imigrantes no Paraná
- Toca Cultural
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Mostra da fotógrafa Larissa Guimarães fica em cartaz em Curitiba até setembro, com entrada gratuita.

Essa é uma ótima dica de passeio cultural para fazer em Curitiba! Vistar a Casa Domingos Nascimento Sobrinho, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PR), que abriga até setembro a exposição fotográfica “Ukrainos”, da fotógrafa curitibana Larissa Guimarães, vencedora do primeiro lugar no Festival Internacional de Fotografia de Paraty, em 2020.
Com entrada gratuita, a mostra traz imagens que retratam o cotidiano de imigrantes ucranianos na cidade de Prudentópolis, no interior do Paraná. Nas imagens, Larissa lança um olhar sensível sobre a vida dos descendentes de ucranianos, com registros que evidenciam aspectos culturais, religiosos e familiares que permanecem vivos até hoje. As fotografias revelam uma rotina marcada pela simplicidade, pelo apego à terra e pela fé católica fervorosa que atravessa gerações.
Mais do que um registro documental, o trabalho é um mergulho afetivo nas raízes da própria fotógrafa. “A família da minha avó materna veio da Ucrânia e se instalou em Prudentópolis. Este projeto é uma homenagem à história dos meus antepassados e da minha família”, explica Larissa.
A mostra fica aberta ao público até 19 de setembro, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Serviço:
Exposição fotográfica “Ukrainos”
Data: Até 19 de setembro de 2025
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho – IPHAN
Endereço: Rua José de Alencar, 1808 – Juvevê, Curitiba
Entrada gratuita - De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Informações: Fernanda Ziegmann
Opmerkingen