Festa do Divino 2025 tem programação especial no litoral do Paraná
- Toca Cultural
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Evento reforça laços comunitários, de fé e de pertencimento à cultura caiçara.

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada pela Associação de Cultura Popular Mandicuera no litoral do Paraná, será realizada este ano nos dias 7 e 8 de junho, na Vila São Miguel, em Paranaguá. Após 50 dias de romaria pelas comunidades nas baías de Paranaguá e Guaraqueçaba, no Paraná, e de Cananéia, em São Paulo, os fiéis celebram o Pentecostes – que simboliza a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
O Divino representa o amor entre Pai e Filho presentes na Santíssima Trindade. É o Espírito Santo quem passa a habitar e guiar os corações dos fiéis, por meio do batismo. “A Festa do Divino é fundamental para reforçar os laços comunitários, de fé e pertencimento à cultura caiçara. É uma joia do patrimônio imaterial brasileiro que perdura espontaneamente através dos tempos”, explicou a coordenadora do evento Mariana Zanette.
Anualmente, uma comunidade é sorteada para realizar a festa, e desta vez o evento conta com o apoio da Comunidade Católica da Vila de São Miguel. Quem tem interesse em visitar a ilha e participar do evento pode reservar um lugar no barco clicando aqui | A viagem ida e volta custa R$ 100,00, com saída no sábado (07) e dois horários de retorno no domingo. O viajante também ganha uma camisa personalizada.

Nesta edição, o mestre Aorelio Domingues, celebra 30 anos de participação ativa nas romarias da Festa do Divino Espírito Santo, marcando um importante legado de fé e tradição na cultura caiçara. Para festejar este marco histórico, será exibido o documentário “Mar e Fé”, às 20h do sábado (07).
"Sempre é uma emoção muito grande participar durante esses 30 anos, que conservo com muita fé, com muita esperança e sempre sou muito grato por participar. Não é apenas uma atividade cultural, uma atividade de resistência, é uma religiosidade, é a nossa religião caiçara”, destacou Domingues.

A tradição do Divino
Com início em 1322 na cidade de Alenquer, em Portugal, a tradição do Divino reúne foliões em romarias pelas comunidades e mantendo viva a musicalidade tradicional com instrumentos como rabeca, viola e caixa. Há mais de 700 anos a herança cultural ressoa nas toadas e permanece viva espontaneamente na comunidade caiçara.
Confira a programação completa da Festa do Divino 2025
Sábado - 7 de junho
• 09h – Saída do barco no trapiche em frente ao Aquário de Paranaguá com destino a São Miguel
• 11h – Levantamento do mastro
• 14h – Romaria
• 18h – Santo Encerro
• 20h – Exibição do Documentário “Mar e Fé”
• 21h – Baile de Fandango
Domingo - 8 de junho (Pentecostes):
• 06h – Alvorada das bandeiras
• 07h – Café da manhã
• 09h – Encontro das bandeiras e recepção do padre na cabeceira do trapiche da Vila São Miguel, seguido de procissão das bandeiras até a Igreja do Bom Jesus
• 10h – Santa missa de Pentecostes
• 12h – Almoço comunitário
• 15h – Derrubada do mastro, despedida e Santo Encerro
Festa do Divino 2025
Local: Ilha de São Miguel;
Horário: Dia 07 das 09h às 21h e dia 08 das 06h às 15h;
Mais informações: mandicueraculturapopular@gmail.com
Informações: Mayara Locateli






















Comentários