Festival de Curitiba divulga programação da 34ª edição. Ingressos começam a ser vendidos nesta terça (10).
- Toca Cultural
- há 45 minutos
- 3 min de leitura
Evento reúne mais de 400 espetáculos, com apresentações programadas para o período de 30 de março até 12 de abril, e grandes nomes da dramaturgia nacional e internacional.

Com mais de 435 atrações em diferentes teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e da Região Metropolitana, o Festival de Curitiba divulgou a programação oficial de sua 34ª edição. De 30 de março a 12 de abril, o evento reunirá espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, assim como estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
“Já são 34 edições, celebrando o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região”, explica o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.
Para este ano, estão confirmados espetáculos com nomes como Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale, e Walter Casagrande Júnior, bem como direções de Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana, Fernando Philbert, além de grupos e companhias consagradas como Grupo Galpão, Grupo Corpo, Armazém Cia de Teatro, Coletivo Prot{agô}nistas, Grupo Magiluth, Coletivo Negro, Companhia de Teatro Heliópolis, Súbita Cia de Teatro, Corpo Rasteatro, entre outros.
Estreias nacionais, espetáculos internacionais, grandes nomes da dramaturgia estão na programação, além de todos os eventos: Mostra Lucia Camargo, Mostra Fringe, Interlocuções, Mostra Surda, Guritiba, MishMash, Risorama, Gastronomix e muito mais.
Nos principais espaços de Curitiba, destacam-se os espetáculos que estarão em cartaz no Guairão, como o musical “Tim Maia - Vale Tudo”, homenageando um dos maiores artistas de todos os tempos no país. O roteiro é de Nelson Motta e a produção de seu filho Carmelo Maia; Também o aclamado drama “Dois Papas”, que marca a 1ª montagem internacional do texto de Anthony McCarten, autor do livro homônimo e do roteiro do filme da Netflix, indicado a 3 Oscars, 4 Globos de Ouro e 5 BAFTAs; A comédia dirigida por Miguel Falabella, “A Sabedoria dos Pais”, que pontua o reencontro do paranaense Herson Capri com a atriz Natália do Vale e que comemora os 50 anos de carreira da dupla; E Piracema, novo espetáculo de dança do Grupo Corpo, que marca os 50 anos da companhia em um balé que sinaliza a continuidade, a renovação, resiliência e ousadia do mais importante grupo de dança contemporânea do Brasil.

Já no Guairinha, o Grupo Galpão expande em “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira” o conceito de ensaio à montagem, acrescentando, à obra teatral, outras camadas, para além da ficção; já a Armazém Companhia de Teatro apresenta “Dias Felizes”, um elogiado drama que constrói um jogo cruel e fascinante, em que cada palavra dita ressoa como um eco entre a esperança e o delírio. Há também a estreia no Festival de Curitiba de Juana Profunda em “O Grande Cabaré Combo Drag Week”, que celebra os seus 10 anos de trajetória drag, com a participação especial de Miranda Lebrão.
A Pedreira Paulo Leminski este ano também entra no circuito do Festival e recebe eventos como Gastronomix, MishMash e o aclamado Risorama. Este último, com programação agendada para os dias 3, 4, 6 e 7 de abril, com nomes já confirmados como Nany People, Bruna Louise, Nando Viana, Rodrigo Marques, Fabiano Cambota, Marcelo Duque, Gio Lisboa, Teteu Severo e Chico Raiz.
Já o Teatro José Maria Santos recebe o espetáculo contemporâneo da Súbita Companhia de Teatro, “Deriva”, que ativa os sentidos e provoca deslocamentos de percepção ao fundir o real e o ficcional, desestabilizando certezas e abrindo espaço para o encantamento do cotidiano.
Enquanto isso, o Teatro Paiol recebe o aguardado “O Motociclista no Globo da Morte”, com texto de Leonardo Netto e direção de Rodrigo Portella, onde o ator Eduardo Moscovis expõe a violência humana em monólogo inédito.

E o Teatro Bom Jesus recebe diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará, a peça de cultura popular “Histórias de Teatro e Circo - Três Gerações de Arte Brincante”, do grupo Carroça de Mamulengos, formado por uma família patrimônio artístico nacional, entre diferentes gerações (inclusive com um deles com apenas 8 meses) e celebra 50 anos trazendo releituras de cenas clássicas, mas também várias cenas e bonecos inéditos.
Mas tem muito mais!
A venda de ingressos inicia nesta terça-feira (10) pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pela bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Piso L3, Centro Cívico).


















