Festival Folclórico de Etnias do Paraná realiza sua primeira edição online
top of page
Buscar

Festival Folclórico de Etnias do Paraná realiza sua primeira edição online

De 15 a 30 de agosto serão transmitidas diariamente apresentações de 16 grupos folclóricos com a participação de mais de 1500 folcloristas.|


Uma grande celebração dos povos para valorizar tradições, respeitar diferenças e enaltecer a diversidade étnica. Assim segue um dos mais longevos festivais folclóricos do país, que tem sua 59ª edição realizada a partir da próxima semana, de 15 a 30 de agosto. 


Realizado pela Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar) com produção da ONG Unicultura, o Festival Folclórico de Etnias - Folclorize pela primeira vez será no formato online, em virtude da pandemia. Durante 15 dias serão exibidas versões inéditas de 16 apresentações de danças típicas realizadas nos últimos três anos no Teatro Guaíra. Os países celebrados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça e Ucrânia.


Em formato live, as transmissões acontecerão sempre às 20h no Facebook e Youtube do Festival.



Desafio de dança


Outra novidade da versão online é o Desafio Folclorize - Toca Cultural no Festival Folclórico de Etnias 2020. Nos mesmos moldes das brincadeiras que se popularizaram nas redes sociais durante a pandemia, desta vez a proposta é que um grupo folclórico desafie o outro a enviar um vídeo de 30 segundos executando um passo típico de dança.


O resultado será muito divertido e divulgado nas redes oficiais do Festival no dia 15 de agosto.


Patrocínio - A organização do Festival ainda busca parceiros comerciais para patrocinar o edição deste ano. Em 2019, a presença digital do evento alcançou números expressivos e a expectativa é que neste formato, exclusivamente online, os números sejam ainda melhores.


O número de pessoas impactadas com informações da edição 58 do Festival  foi de 1,6 milhão, foram mais de 107 mil exibições dos vídeos do evento e 65% do público composto por pessoas de 18 a 44 anos. 


Para que as empresas que se juntem ao projeto possam alcançar bons resultados a equipe do Festival oferece inserções nos vídeos, posts programados, entre muitas outras ações de comunicação. Para solicitar uma proposta é preciso entrar em contato com a produção do festival.



Histórico — Idealizado e organizado por grupos folclóricos, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná acontece desde 1958. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Inter-étnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no estado. O evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.



Serviço: Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Data: de 15 a 30 de agosto

Horário: 20h

Realização: Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar)

Produção: Unicultura

Apoio: Toca Cultural



 

PROGRAMAÇÃO

Transmissões online, sempre às 20 horas!


15/ Sáb - Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis

16/Dom - Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe

17/ Seg - Grupo Folclórico Piccola Itália

18/ Ter - Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat

19/ Qua - Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda

20/ Qui - Centro Espanhol do Paraná

21/ Sex - Gruppo Siciliano Isola del Sole

22/ Sáb - Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade

23/Dom - Conjunto de Canto e Dança Junak

24/ Seg - Folclore Ucraniano Barvinok

25/ Ter - Centro de Tradições Brasileiras Santa Mônica

26/ Qua - Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

27/ Qui - Grupo Folclórico Polonês do Paraná WisŁa

28/ Sex - Folclore Grego Neoléa do Paraná

29/ Sáb - Grupo Folclórico Raízes de Bolívia (GF-RDB)

30/Dom - Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei

244 visualizações
bottom of page