Festival online reverencia mestres e mestras da cultura tradicional do Brasil
top of page
Buscar

Festival online reverencia mestres e mestras da cultura tradicional do Brasil

Em forma de homenagem aos artistas que mantêm viva a cultura de raiz brasileira, o festival online Mestre dos Saberes será realizado entre os dias 15 e 19 de dezembro, de quarta a domingo, no canal da produtora Pôr do Som no YouTube, às 21h, com acesso gratuito.

Saravá Jongueiros | Foto: Bruno Marques

Cinco espetáculos, produzidos em vídeo, trazem mestres e mestras, referências na tradição brasileira. São eles, respectivamente: Tião Carvalho, Mestre Lumumba, Mestre Kenura, Ana Maria Carvalho e a Roda de Jongo - Saravá Jongueiros - com dançantes de São Paulo e Guaratinguetá.

Mestres dos Saberes evidencia nossa arte de raiz. Os shows reúnem manifestações populares como o bumba meu boi, o jongo, o samba, a capoeira, o samba de roda, a música afro, a puxada de rede, o afoxé e o cancioneiro popular. Em cena, artistas cuja vida se confunde com tradição, que trabalham em prol do reconhecimento, da valorização e da divulgação da atuação dos mestres e mestras, responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o nosso patrimônio cultural.

O diretor e curador do festival, Sérgio Mendonça, comenta: “buscamos não apenas promover e valorizar as mestras e os mestres, suas artes e seus fazeres, mas também possibilitar ao público a oportunidade de vivenciar a singularidade da diversidade cultural tradicional do nosso Brasil”.

Ana Maria Carvalho | Foto: Bruno Marques

Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Programação

Festival: Mestres dos Saberes

15/12 (quarta, às 21h): Tião Carvalho

16/12 (quinta, às 21h): Mestre Lumumba

17/12 (sexta, às 21h): Mestre Kenura

18/12 (sábado, às 21h): Ana Maria Carvalho

19/12 (domingo, às 21h): Saravá Jongueiros - São Paulo + Guaratinguetá

Acesso grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.


Ficha técnica | Mestres dos Saberes

Idealização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Curadoria e direção artística: Sérgio Mendonça. Entrevistas: Bento Andreato. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Assistência de produção: José Marcos Pires Bueno. Direção de arte e cenografia: Nani Oliveiras. Apresentação: Martinha Soares e Naloana Lima. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Redes sociais: Luana Mendonça. Música de abertura: Dá Licença - com Ana Maria Carvalho (autora) e Ana Flor de Carvalho. Fotos: Bruno Marques. Direção audiovisual: Beto Mendonça. Gravação: Estúdio 185 Apodi. Técnica de som: Gustavo do Vale e Rodrigo Carraro. Operação de câmeras: Bruno Marques e Gabi Oliveira. Edição ao vivo: Bruno Marques. Finalização: Beto Mendonça e Gabi Oliveira. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Informações: Eliane Verbena / João Pedro



29 visualizações
bottom of page