top of page

Festival Paulo Leminski volta ao palco da Pedreira, com novos nomes da MPB.

Segunda edição do evento será no dia 30 de agosto.

Estrela Leminski marca presença no palco do Festival que homenageia seu pai | Divulgação
Estrela Leminski marca presença no palco do Festival que homenageia seu pai | Divulgação

Após o sucesso estrondoso de sua edição inaugural, realizada em celebração aos 80 anos de um dos nomes mais marcantes da cena cultural brasileira, o Festival Paulo Leminski confirma o retorno em grande estilo. Desta vez, o evento ocupará o emblemático palco da Pedreira Paulo Leminski – o maior espaço a céu aberto da América Latina e que, naturalmente, homenageia o multiartista. A data está marcada para 30 de agosto, com início às 16h.


A proposta é, novamente, reverenciar o legado do escritor, poeta, músico, crítico literário, compositor, jornalista, publicitário, tradutor e professor Paulo Leminski – reconhecido como “poeta pop” por seu papel inovador na linguagem e na literatura, tornando-se referência nacional e internacional.


O line-up reúne alguns dos principais nomes da música e das artes do Brasil, contemplando uma diversidade de gêneros e formatos, todos guiados pela inspiração nas obras de Leminski. A programação também inclui atrações dedicadas ao público infantil, promovidas no Espaço Sesc, além de operações gastronômicas especiais para garantir uma experiência completa.


Os ingressos já podem ser adquiridos, com valores iniciais de R$40 (meia-entrada), pelo Shotgun acrescidos de taxa. Vale lembrar que crianças até 12 anos terão acesso gratuito ao evento.

Lenine
Lenine é um dos nomes confirmados no evento | Divulgação

Entre os confirmados na segunda edição do Festival Paulo Leminski está o cantor e compositor Lenine, vencedor de sete Grammys Latinos e reconhecido por seus sucessos como "Simples Assim" (Lenine e Dudu Falcão), "Envergo, mas não quero" (Lenine e Carlos Rennó), "O Silêncio das Estrelas" (Lenine e Dudu Falcão), "Jack Soul Brasileiro"(Lenine), "Hoje eu quero sair só" (Lenine, Mu Chebabi e Caxa Aragão), entre outros.


O artista se apresenta ao lado de Bruno Giorgi (baixo, bandolim, programações e voz), Pantico Rocha (Bateria) e Gabriel Ventura (Pantico Rocha).  Também está confirmado o músico Jards Macalé com o show “Coração Bifurcado”, que leva o nome do seu mais recente álbum. Com 50 anos de carreira, o cantor e compositor apresenta um repertório com sucessos atuais, como “Amor in Natura”, “A Arte de Não Morrer”, “O Amor Vem da Paz”, assim como as clássicas “Movimento dos Barcos”, “Soluções”, “Mal Secreto”, entre outros. No palco, Macalé será acompanhado por Navalha Carrera (guitarra), Lelena Anhaia (baixo), Aline Gonçalves (sopros), Victoria dos Santos (percussão) e Flavia Belchior (bateria). 


A multiartista curitibana Raissa Fayet também está confirmada na segunda edição do Festival Paulo Leminski. A cantora e compositora, que já colaborou com nomes renomados da música, como Maria Gadú, Francisco El Hombre, Letícia Sabatella, entre outros, promete levar para o palco alguns sucessos do seu álbum “Rá”, lançado em 2017, assim como os singles lançados recentemente “Chamado”, “Derrubar o Cistema” e“Floresta”, que também fazem parte do seu futuro disco “Raízes”, com lançamento para este ano. 


Raissa Fayet também é esperada no evento deste ano | Foto: Juan Shenone
Raissa Fayet também é esperada no evento deste ano | Foto: Juan Shenone

O line-up ainda conta com o projeto musical “Leminskanções”, que reúne e celebra as composições de Leminski, idealizado por sua filha, Estrela Leminski, ao lado do músico e produtor Téo Ruiz. Lançado como álbum duplo em 2014, o trabalho reúne 25 faixas, sendo considerado a mais completa compilação da obra musical do poeta.


Em 2024, o projeto foi relançado com novos arranjos em comemoração aos 80 anos de Leminski. Agora, em 2025, ano em que completaria 81, Estrela apresenta canções inéditas, que integrarão um disco em parceria com o produtor Gustavo Ruiz. 


No intervalo entre os shows, quem comanda o palco é o DJ Tahira, com um set marcado por fortes influências brasileiras, africanas e latinas. Produtor, escavador musical e DJ há mais de 30 anos, Tahira já se apresentou em diversos festivais pelo mundo, como o Glastonbury (Inglaterra), Montreux Jazz Festival (Suíça), Boiler Room (Brasil), Brazil Summerfestival (EUA), Love Supreme (Inglaterra), Phusion (Alemanha), Solaris (Suíça), Splore Festival (Nova Zelândia), entre outros. Além disso, o festival terá como mestres de cerimônia a drag queen Juana Profunda e o comunicador Heitor Humberto.


O Festival Paulo Leminski é uma realização do Instituto Paulo Leminski e Whois Produções, com patrocínio da Itaipu Binacional, e apoio da Cerveja Praya, Fecomércio PR e Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Turismo do Paraná. Mais informações pelo perfil oficial no instagram: @pauloleminskioficial.


Serviço:

2º edição do Festival Paulo Leminski

Data: 30 de agosto (sábado)

Horário: das 16h às 23h59

Local: Pedreira Paulo Leminski (R. João Gava, 920 - Abranches)

Realização: Instituto Paulo Leminski e Whois Produções

Patrocínio: Itaipu Binacional

Apoio: Cerveja Praya, Fecomércio PR e Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Turismo do Paraná. 


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page