Filme premiado tem trilha sonora de banda curitibana
top of page
Buscar

Filme premiado tem trilha sonora de banda curitibana

Primeiro longa do diretor Cássio Pereira dos Santos tem músicas da banda Tuyo e recebeu 4 prêmios no festival Mix Brasil, incluindo o de Melhor Longa Brasileiro.|

Fotos: Leonardo Feliciano

Com produção de Erika Pereira dos Santos e produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior, o filme "Valentina" traz como protagonista a atriz Thiessa Woinbackk, digital influencer que começa a legitimar seu espaço da dramaturgia brasileira.


Logo na estreia, no Outfest Los Angeles, este ano, Thiessa recebeu o Grande Prêmio de Melhor Interpretação. Em seguida, quando o longa foi exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a obra recebeu o prêmio de melhor filme pela escolha do público e a atriz novamente recebeu uma menção honrosa do júri.


E as surpresas não param por aí. O filme conta com várias músicas da banda paranaense Tuyo, que também foi responsável pela canção original “Eu Nasci Ali”, em coautoria com a cantora e compositora Xan, outro talento trans na equipe do filme. Valentina também conta músicas do mineiro Bemti (em feat. com Johnny Hooker), da maranhense Enme Paixão, da pernambucana Duda Beat, além de faixas de Jhury Machado e do jovem cantor Pedro Mesquita.


Assista ao teaser:

Valentina recebeu 4 prêmios no Festival Mix Brasil: Prêmio de Melhor Interpretação para a atriz Woinbackk; Prêmio de Melhor Roteiro; Prêmio do Júri Popular para Melhor Longa Brasileiro' e o Prêmio Coelho de Ouro de Melhor Longa Brasileiro.



O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas com a mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.



Valentina é um retrato esperançoso e inspirador das dificuldades da vida real enfrentadas por uma jovem que busca abraçar quem ela é. O filme junta-se aos trabalhos de uma nova geração de cineastas brasileiros, notáveis por inovar as representações da sexualidade e identidade no cinema, que contribuem para mudar a narrativa dos filmes com temática trans, por meio de uma abordagem afirmativa e inspiradora.


“Foi um longo caminho para criar o roteiro e descobrir a linguagem cinematográfica mais apropriada para Valentina, sete anos de trabalho até chegarmos ao resultado final”, comenta o diretor Cássio Pereira dos Santos.

O elenco e equipe foram compostos em grande parte por membros da comunidade LGBTQI+. O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine), em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.


Porém, para lançar Valentina nas salas de cinemas do Brasil, a equipe do filme organiza uma campanha de financiamento coletivo na internet. Os recursos arrecadados serão usados para ações de divulgação de Valentina, com o objetivo de levar o filme a mais cidades e espectadores. Para conhecerem a campanha, basta acessar o link: www.catarse.me/valentinafilme




Thiessa Woinbackk nasceu no estado de Goiás, região central do Brasil. Ela tem graduação em biologia e fez parte de um grupo de teatro por três anos em sua cidade natal. Atualmente, Thiessa mora em São Paulo, onde dirige o influente e crescente canal do Youtube “Thiessita”, com mais de 770 mil seguidores e cerca de 35 milhões de visualizações. Thiessa publica vídeos sobre temas como direitos de pessoas trans, beleza e a importância da auto aceitação para adolescentes LGBTQ. Valentina é sua estreia no cinema.

Para mais informações sobre o filme, acesse: www.valentinafilme.com.br


57 visualizações
bottom of page