Funarte lança ‘Gesto Flamenco’, de Daniele Zill
top of page
Buscar

Funarte lança ‘Gesto Flamenco’, de Daniele Zill

Publicação sobre o universo da cultura flamenca une experiências práticas nessa dança, música, nos movimentos e nas atitudes corporais.|


A Fundação Nacional de Artes - Funarte, por meio de sua Gerência de Edições, lançou no último dia 18 de dezembro, o livro da bailarina, coreógrafa e pesquisadora de movimento Daniele Zill. Na programação transmitida online, o público conferiu um bate-papo entre a autora e os representantes da Fundação: Fabiano Carneiro, coordenador de Dança, José Maurício Moreira, gerente de Edições, e Carlos Drummond, servidor do setor.


Confira o teaser de lançamento:


Com 144 páginas, a obra é fruto de uma imersão de longa data da intérprete em dança, com foco no flamenco. Vem contribuir para a reflexão, a memória e o pensamento crítico no campo das artes cênicas, da dança, da performance e, especificamente, da dança flamenca. No livro, Daniele investiga o fascinante universo da cultura flamenca a partir do premiado espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto.


Com uma linguagem acessível ao grande público e uma visão privilegiada, que une experiências práticas nessa dança, música e fisioterapia, a autora revela em palavras a força expressiva habitada nas minúcias, nos movimentos e nas atitudes corporais que transpiram as particularidades do gesto flamenco. Daniele leva em consideração a complexidade da dança flamenca em relação à música instrumental, ao canto, aos figurinos, aos objetos cênicos e, finalmente, à encenação, à obra.


Na opinião de Fabiano Carneiro, coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) - Funarte, ao lançar esse livro, a instituição faz uma contribuição de extrema importância para a dança nacional.

“Esse livro contempla um segmento específico, que é a dança flamenca, no qual o campo de estudo ainda está pouco desenvolvido. A obra vai ao encontro das políticas estabelecidas pela Coordenação de Dança, ao longo dos últimos anos, no que tange a abrangência e descentralização, incentivando e construindo possibilidades para a cidadania”, afirma.

Daniele é pesquisadora do movimento e das artes da cena, com ênfase nos estudos do corpo (análise do movimento, gesto flamenco) cultura e interdisciplinaridade. Atua como bailarina, bailarina/intérprete, coreógrafa e produtora da Companhia de Flamenco Del Puerto, e como professora do ensino regular de dança e música na mesma escola, da qual também é diretora geral.

Foi premiada com Melhor Espetáculo (2012, 2008, 2007) e Melhor Produção (2012, 2016) no Prêmio Açorianos de Dança/RS e indicada a Melhor Atriz no Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2016. Graduada em Fisioterapia (ULBRA/2001), especialista em Acupuntura Chinesa (2003) e Reeducação Postural Global (2004) e formação conservatorial em Música – Piano (1995), bolsista CAPES de 2015 a 2017 e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2017).


Assista ao bate-papo de lançamento:

O livro de Daniele Zill é a quarta publicação lançada pela Fundação Nacional de Artes em 2020. As obras marcam a tradição da entidade de difundir os itinerários de nomes consagrados da atividade artística, além de livros técnicos na área, por meio da Gerência de Edições do Centro de Programas Integrados da entidade. As três outras publicações lançadas foram: de Clóvis Corrêa; – coletânea de contos de Susana Fuentes; e – um manual para piano, de Claudio Soares.


Serviço:

‘Gesto Flamenco’, de Daniele Zill

Encomendas para todo o Brasil

Livraria Mário de Andrade (Funarte): livraria@funarte.gov.br

Preço: R$ 40,00

Mais informações para o público: edicoes@funarte.gov.br

Outras ações e editais da Funarte: www.funarte.gov.br


Realização - Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Programas Integrados | Gerência de Edições. Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo. Governo Federal



39 visualizações
bottom of page