Fãs homenageiam Renato Russo neste sábado (10)
top of page
Buscar

Fãs homenageiam Renato Russo neste sábado (10)

Evento virtual será apresentado por Paulo Castelo, idealizador do Movimento Memorial Renato Russo.|

O cantor e compositor Renato Russo faleceu em 11 de outubro de 1996. Para homenagear a data, no dia 10, a partir das 23 horas, haverá um bate-papo, transmitido pela internet ao vivo, com o lançamento de um clipe de um clássico da Legião Urbana. “Desta vez faremos uma homenagem inusitada”, diz o professor/produtor cultural Paulo Castelo.

“Será Renato Russo fora da caixinha e dentro do coração. A ideia é que, apesar de não ser um show de música da Legião Urbana, as pessoas conseguirão reconhecer Renato por causa das reflexões contidas em sua obra”, explica.

O bate-papo será sobre raiva, desigualdade social, xenofobia e racismo (temas abordados no filme Crash no Limite). Paulo e o Dr. Djiby Mané, especialista em linguística pela Universidade de Brasília, relacionarão essas temáticas nas canções de outros compositores, mas os temas abordados nessas canções, juntamente com a interação de imagens e fragmentos de textos que irão interagir com as músicas enquanto estão sendo cantadas, remetem à obra de Renato Russo, porque o que não tem música na obra do mestre Renato Russo, tem em entrevistas com ele.


Por isso, Paulo Castelo diz ser Renato Russo fora da caixinha e dentro do coração. Diz que mesmo sem nenhuma música sua ser cantada ao vivo as pessoas conseguirão ver Renato Russo. O filme Crash – No Limite, foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2006 em três categorias.


“Será uma tentativa de uma maneira objetiva e simples em um bate-papo descontraído e à luz das fontes coletadas, descomplicar algo complexo: preto ou negro? Lugar de fala? Raça ou etnia?”, ambiciona Paulo. Além disso, será lançado um clipe com uma gravação do clássico Tempo Perdido (1986) com voz piano e violão.


A produção conta com um time de três mulheres: Gottsha, a voz dos hits da eurodance dos anos 90 e uma das mais importantes atrizes do teatro musical brasileiro; Geórgia W. Alô, a soul woman de Brasília, é dona de uma voz poderosa, compositora de dois álbuns e carreira sólida no mercado brasileiro; e Chris Dantas compositora, preparadora vocal e produtora musical, conhecida por sua versatilidade vocal que vai do lírico ao jazz e suas participações em reality shows como Mulheres que Brilham, DIVAS e Máquina da Fama.


Memorial Renato Russo, em Brasília

Antes da pandemia, Paulo foi ao Espaço Cultural Renato Russo e descobriu que não existe mais um local dentro do complexo destinado ao memorial do cantor, que busca construir desde 2015. “O projeto está parado por uma infinidade de burocracias”, conta.


Paulo fez uma solicitação de uso do nome ao detentor do espólio do astro via e-mail formal e recebeu uma resposta muito positiva, inclusive, agradecendo o carinho e zelo com que Paulo trata a obra do cantor, e, em relação a conseguir autorização do nome, a Legião Urbana Produções informou que a marca Renato Russo, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, encontra-se em processo de reformulação.


“A autorização do uso do nome do Renato Russo para o memorial na 508 Sul será um ato de generosidade com a cidade que ele projetou como nenhum outro artista”, enfatiza Paulo Castelo.


SERVIÇO

Cinema & Música Ser: 24 anos sem Renato Russo

Quando: 10/10/2020, às 23 horas

Onde: no YouTube, no canal “No Roupão com Castle: Puxador de Conversa

Classificação: LIVRE CONTATO: (61) 98327-3822

39 visualizações
bottom of page