Glauco Sölter apresenta pesquisa inédita sobre o contrabaixo brasileiro
top of page
Buscar

Glauco Sölter apresenta pesquisa inédita sobre o contrabaixo brasileiro


Uma pesquisa inédita sobre o contrabaixo brasileiro é a proposta de Levadas Brasileiras, livro que o contrabaixista, músico, arranjador, compositor e professor paranaense Glauco Sölter apresenta ao público durante a 37.ª Oficina de Música de Curitiba, junto com um workshop.


O lançamento está marcado para o dia 22 de janeiro, às 14h, na PUC Paraná, com entrada é franca. O workshop será aberto a todos os interessados e não apenas a músicos e instrumentistas. 


“Vou tocar e contar sobre as histórias das linhas de baixo, dos artistas e também as minhas próprias vivências”, adianta.

Foi nos workshops que ministra que Sölter foi se dando conta da lacuna que levou à gestação do livro, que sai pela editora Às Editorial. A pesquisa passa por criações de dezenas de baixistas e suas obras mais representativas, e traça um perfil cronológico do desenvolvimento do instrumento, desde o início do século XX até os dias de hoje.


Há quatro anos a publicação começou a tomar corpo, mas é resultado, na verdade, dos 30 anos de vivência e observações do músico, que no decurso de suas aulas em conversas com os alunos percebeu a inexistência de informações sobre a história do instrumento que toca.


“Comecei a me perguntar como colaborar com os estudantes”, lembra ele, que sintetizou anos de seu próprio aprendizado e ensinamentos em uma publicação.

Sölter selecionou alguns grandes contrabaixistas da MPB e, nas gravações de grandes clássicos, dissecou suas interpretações, transcrevendo e comentando 80 linhas ou “levadas” de contrabaixo. Com prefácio do trombonista Raul de Souza, a revisão técnica das partituras do clarinetista e também arranjador e professor Sérgio Albach e ilustrações de Luiz Antonio Solda, a publicação terá partituras acompanhadas de um breve histórico de cada contrabaixista e comentários sobre as particularidades da interpretação.


Mescla de método e livro, Levadas Brasileiras pode ser compreendido como 80 microaulas de baixo, já que além das informações dispostas nas 210 páginas do livro, quem tiver a publicação receberá um QR Code que dará acesso aos vídeos.  

“Foi uma loucura fazer a seleção, porque é uma riqueza tão grande. Tentei escolher pela relevância histórica do estilo, obras e autores mais representativos, levando em conta também o reconhecimento nacional e internacional. Algumas curiosidades e também preferências minhas, afinal, escolhas precisam ser feitas, também pesaram. Corro o risco de algum mestre ter ficado fora, mas quis evitar que se tornasse em método chato, quis fugir de fazer um catálogo”.

Assista:

Glauco Sölter nasceu em Cascavel (PR). Atualmente vive em Curitiba e também em São Paulo. Toca e grava regularmente com diferentes trabalhos e artistas no Brasil e exterior. Há mais de 15 anos acompanha o grande trombonista Raul de Souza. Tem seu trabalho autoral com 4 CDs lançados, além de fazer parte dos grupos "Mano a Mano Trio", "Duo Bandolaxo" e "Projeto Cataia" (com Arismar do Espírito Santo). Já trabalhou com nomes como João Bosco, João Donato, Ron Carter, Badi Assad, Richard Bona, Toninho Horta, entre outros. Frequentou a Berklee College of Music em 1999. Antes disto havia tocado com seu trio no Montreux Jazz Festival e lançado nacionalmente um CD com o grupo de música instrumental NaTocaia. Atua também regularmente como professor, arranjador e produtor cultural.


Projeto realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.


Serviço:

Dia 22/01/2020, às 14h

Local: PUC-PR, Auditório Tristão de Ataide – Térreo do Prédio Amarelo (R. Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho). Entrada franca. 50 vagas. Não é preciso fazer inscrição prévia. 

O livro estará à venda no local a R$40. Em breve será disponibilizado no site da editora e nas lojas do ramo.

FOTO DE CAPA: LÉO DE ALMEIDA

23 visualizações
bottom of page