Grupo de samba Trio Gato com Fome lança terceiro álbum
top of page
Buscar

Grupo de samba Trio Gato com Fome lança terceiro álbum

A obra mostra a devoção do trio ao samba com composições sofisticadas, irreverentes e com muito balanço.


O Trio Gato Com Fome, grupo de samba de São Paulo (SP), lança seu terceiro álbum, Sedento. São 11 faixas onde Cadu Ribeiro (pandeiro, percussão e voz), Gregory Andreas (cavaquinho e voz) e Renato Enoki (violão, violão 7 cordas, baixo acústico e voz) apresentam para o público muito balanço e irreverência, sua marca registrada, com sambas sincopados e sambas de breque, mas que traz também poesias acalentadoras e, principalmente, mostra sua devoção ao samba.


A sofisticação da produção acontece não só nas composições e letras, mas com a riqueza instrumental da obra. Na banda de base, além das tradicionais cuíca, tamborim e reco reco, há também sax, trombone, trompete, flauta, clarinete, clarone e violoncelo.


“A produção de Sedento, foi feita cuidadosamente, desde a curadoria do repertório, passando pelos arranjos até a seleção dos músicos mais gabaritados para a execução em estúdio”, conta o Trio.

“A escolha de termos Marcos Alma como coprodutor se baseou muito no fato de que queríamos um timbre de som analógico, indo na contracorrente dos atuais padrões da indústria, muito por conta das referências de som que buscávamos, como o álbum Vida Noturna n°1, de Caco Velho e seu Conjunto, ou o Morengueira, de Moreira da Silva, por exemplo. O álbum Sedento, no entanto, dialoga com a vanguarda em arranjos que esbanjam harmonias e contrapontos modernos, traduzindo fielmente o conceito do nosso som; samba com muito balanço e bom humor”, conclui.


O Trio Gato Com Fome já apresentou para o público o single “Cantei Meu Samba”, sexta faixa do álbum, com participação de Carlinhos Vergueiro, e que ganhou clipe (aqui). “Responderei Sambando”, terceira faixa, também ganhou clipe (aqui) e tem participação de João Cavalcanti.


Confira:



SOBRE TRIO GATO COM FOME

O Trio Gato Com Fome nasceu em 2006, com apresentações na cidade de Guarujá. Logo subiu a serra, se apresentou em diversos palcos da noite paulistana, realizou uma turnê pela Europa com shows em Roma e Berlim, e participou de duas temporadas em navios de cruzeiro da companhia MSC, até entrar em estúdio em 2010 para gravar seu primeiro álbum.


O disco, homônimo, foi lançado em 2011 e contou com as participações de Rolando Boldrin, Osvaldinho da Cuíca, Canarinho e do locutor esportivo Ulisses Costa. Em 2013, o Trio participou de um show em homenagem ao sambista baiano Riachão e, nos anos seguintes, passou a fazer parte da banda que acompanhou o cantor e compositor até o fim de sua vida. Em 2015, o grupo lançou seu segundo álbum, Em busca dos sambas de Raul Torres, realizado com apoio do Proac SP, em homenagem ao compositor paulista de Botucatu. A obra rendeu ao Trio a indicação ao Prêmio da Música Brasileira de 2016, na categoria “Melhor Grupo de Samba”.


Em 2017, os sambistas realizaram uma série de shows em homenagem ao centenário do compositor Denis Brean, já presente no repertório do Trio desde seu primeiro disco, com a gravação do samba "Boogie Woogie na Favela". Em 2018, o conjunto passou a explorar seu repertório autoral, compondo e experimentando as canções nos shows, lapidando os arranjos, e finalmente, em 2019, voltou ao estúdio para a gravação do terceiro álbum, que devido à pandemia, chega somente agora ao público. Ao longo de sua trajetória o Trio Gato Com Fome já se apresentou ao lado de nomes como Jair Rodrigues, Moacyr Luz, Alcione, Wilson Moreira, Osvaldinho da Cuica, Riachão, Edil Pacheco, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Carlinhos Vergueiro, Nelson Rufino, Velha Guarda do Camisa Verde e Branco, Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde, entre outros.




49 visualizações
bottom of page