Grupo Folclórico Raízes de Bolívia apresenta um pouco de sua história nesta segunda (23)
top of page
Buscar

Grupo Folclórico Raízes de Bolívia apresenta um pouco de sua história nesta segunda (23)

Evento virtual que celebra o mês do folclore é promovido pela Aintepar e segue até dia 30.

Raízes de Bolívia relembra participações no Festival Folclórico de Etnias | Fotos: Toca Cultural

Até o fim de agosto, a Associação Interétnica do Paraná vai exibir em seu canal no Youtube, todas as noites, às 21h, um novo vídeo produzido pelos grupos filiados, num projeto chamado "O Que nos Une". A ideia é mostrar o que motiva os folcloristas a dedicarem suas vidas a preservação da cultura e dos costumes de suas origens étnicas, bem como resgatar a história, contar momentos de bastidores e de como os grupos têm enfrentado este momento de pandemia, que acabou afastando temporariamente a todos dos palcos.


A Toca Cultural conversou com Leticia Gabrielle Pereira Castro, do Grupo Folclórico Raízes de Bolívia, que relata uma imensa saudade de retomar os ensaios e as danças.

"Nos grupos de WhatsApp a gente se conversa bastante sobre essa vontade de se reencontrar e retomar os ensaios. A gente ainda não conseguiu voltar, o pessoal tá com medo esperando tomar vacina. Também não foi possível ensaiar online, não deu certo, estamos na espera e nessa época do ano é bem difícil, porque aparecem muitas lembranças no Facebook dos festivais passados, e o pessoal fica repostando, com saudade. O nosso grupo tá bem nesse lugar da saudade, da falta de se encontrar, mas optamos por esperar a vacina de todos e assim que estiverem todos vacinados, mas em breve a gente deve marcar algo".
O Festival Folclórico de Etnias do PR sempre foi momento de união entre os folcloristas

Letícia conta também que, felizmente, o grupo de folcloristas não teve perdas de bailarinos para a Covid-19 nesse último ano. Mas ainda assim, a opção foi a de não retomar com as apresentações presenciais até que todos estivessem se sentindo seguros. Agora, quando a situação parece mais tranquila, o grupo aceitou o convite para fazer uma participação presencial no Centro Cultural do Boqueirão, em Curitiba, no próximo fim de semana. Certamente, será um termômetro para sentir como deve ser a retomada das atividades folclóricas daqui pra frente.

"Esperamos que todos se cuidem, que consigam aquecer os corações de alguma maneira para que possamos voltar em breve a nos encontrar como antes, a dançar juntos, a compartilhar de outros eventos, do festival, enfim... de maneira segura, saudável, sem medo, sem apreensão do que pode acontecer, e mantendo os grupos unidos".

Clique aqui para assistir ao vídeo nesta noite de segunda-feira, às 21h.


E confira quais serão os próximos vídeos:

24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H

FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK


25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS


26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA


27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA


28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS


29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA


30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ



368 visualizações
bottom of page