Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade comemora 35 anos com vídeo especial
top of page
Buscar

Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade comemora 35 anos com vídeo especial

Exibição será neste domingo, 22 de agosto, às 21h, no canal do Youtube da Aintepar.

Parabéns, Grupo Ítalo | Foto: Toca Cultural

Definitivamente, não podia passar em branco! No aniversário do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade, neste domingo, 22 de agosto, um vídeo especial será exibido no canal do Youtube da Associação Interétnica do Paraná, Aintepar, a partir das 21h. No conteúdo, um pouco da história e das tradições italianas preservadas por descendentes moradores do bairro mais italiano de Curitiba.


A Toca Cultural conversou com Cezar Danillo Farah Reichelt, representante do grupo, que contou um pouco sobre esse novo momento dos folcloristas, que estão distantes dos palcos desde o início da pandemia.

"O Ítalo está buscando se manter ativo, mantendo o vínculo com seus integrantes, através de ações pelas redes sociais e Drive Thrus. Tem sido um trabalho exaustivo da diretoria, porém gratificante, uma vez que tem havido um bom retorno por parte dos integrantes das 4 categorias (Infantil, Infanto-Juvenil, Adulto e Master)".
Folcloristas devem retomar atividades aos poucos | Foto: Toca Cultural

O retorno das atividades já foi cogitado para ser realizado de forma escalonada. Cezar conta que assim que teve início a segunda onda da pandemia, os projetos foram adiados novamente, na intenção sempre de priorizar a segurança dos folcloristas.

"Nosso grupo teve algumas perdas, que doem muito ainda quando lembradas. Foram 4 perdas significativas, de pessoas que fizeram parte da história do Ítalo, carinhosamente chamados de “tios”: Tia Nira, Tia Zezé, Tio João e Tio Pierin (este último tendo sido homenageado na edição virtual do Festival de Etnias na noite do Ítalo, no ano passado)."

O grupo chegou a realizar pequenas participações em eventos virtuais, demonstrando que o Ítalo continua ativo. Um desafio enfrentado por todos os folcloristas neste último ano e que, no próximo, deve ser transformado numa grande festa no palco do Teatro Guaíra, com a comemoração dos 60 anos do Festival Folclórico de Etnias do Paraná.

"Irmãos, tenham força, tenham fé! Estamos a caminho do retorno e, para que seja ainda mais bonito esse retorno, precisamos de todos vocês! Cuidem-se e mantenham-se saudáveis, que logo nos encontraremos novamente nos palcos, nas ruas, nas festas e na vida! Grande abraço!", finaliza Cezar.

O vídeo será exibido no projeto "O que nos Une", promovido pela Aintepar, neste domingo, 22 de agosto, às 21h. Clique aqui para conferir!


Confira os próximos vídeos:

23 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO RAÍZES DE BOLÍVIA


24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H

FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK


25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS


26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA


27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA


28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS


29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA


30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ



358 visualizações
bottom of page