Grupo Poltava também deseja a todos Feliz Natal
top of page
Buscar

Grupo Poltava também deseja a todos Feliz Natal

Nos últimos dias, temos publicado aqui na Toca Cultural matérias especiais sobre o Natal para diferentes etnias. E esta semana, nosso amigo Brasilio Sergio Nogas, relações públicas do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, também encaminha pra gente seus votos de um Feliz Natal a todos que acompanham a Toca Cultural.

"O Natal, tanto para os ucranianos orientais quanto ocidentais, é a celebração do nascimento do Salvador Jesus Cristo. Os preparativos têm início em 14 novembro, num período chamado de Pelêpivka, marcado por reflexão, orações e penitência", destaca.

Ele relata que no dia 06 de dezembro é sempre celebrada a festa de São Nicolau, um dos Santos mais conhecidos entre os ucranianos de todo o mundo. Nesta data é realizada a troca de presentes de modo especial com todas as crianças.


Dentre as demais comemorações e costumes, Brasilio também relata a importância da Ceia de Natal, que inicia com a primeira estrela no céu, na noite de 24 de dezembro. Nesse momento o chefe da família saúda a todos desejando saúde e prosperidade a toda família.

Foto: Arquivo pessoal - 1981 / Poltava
"Lembro que os meus avós reuniam toda a família e seguiam todos os rituais. Nós procuramos manter essas tradições, passando para outras gerações esses ricos costumes. É muito especial".

Um dos elementos que nunca faltam no Natal Ucraniano são as canções denominadas "Kólhades". No dia 25 formam-se vários grupos de jovens, adultos e crianças, que visitam as casas da famílias ucranianas levando o verdadeiro significado do nascimento de Jesus, através das canções natalinas.

"Nós, do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava desejamos um abençoado Natal a todos os povos, com muita saúde, paz e prosperidade".


Confira o vídeo com a mensagem natalina especial enviada pelo Grupo, publicada em nosso canal no Instagram:


57 visualizações
bottom of page