Grupo SER lança novo álbum: um encontro musical entre o Brasil e a Índia.
top of page
Buscar

Grupo SER lança novo álbum: um encontro musical entre o Brasil e a Índia.

"Nada" já está disponível gratuitamente nas plataformas digitais.

Na língua sânscrita, ‘Nada’ significa ‘Som’ - Grupo SER | Foto: Rve Ramos

O Grupo SER, que une a musicalidade do Brasil e da Índia, da tradição à experimentação, lança o álbum “Nada”, disponível nas plataformas digitais gratuitamente. Formado pelos músicos Adriano Michalovicz, Brahmarsi Das e Luis Mioto e com uma sólida pesquisa desde 2015, o grupo já tem quatro álbuns lançados de maneira independente.


Este é o primeiro com uma equipe e estrutura de estúdio profissional. Além dos integrantes do grupo, o álbum conta com a participação de musicistas convidados: Bruno Velasco, Angelo Esmanhotto, Noélle Bonacin, Vinicius Nisi e Du Gomide, que também assina a produção musical.


As composições são autorais, baseadas em pesquisas de estruturas da música indiana, dentro do conceito de Raga e Tala e de ritmos e toques da viola caipira brasileira, como Catira, Cateretê, Toada e Rio Abaixo. Nas performances, instrumentos tradicionais das duas culturas, como o sitar indiano, a saraswati veena, a viola caipira e a rabeca. Além da mistura de sonoridades de instrumentos e ritmos brasileiros e indianos, outra coisa que despertou a curiosidade nas redes sociais foi o título do álbum: “Nada”.


Ouça:



Adriano Michalovicz, integrante do grupo, explica:

“Na língua portuguesa ‘Nada’ significa ‘coisa nenhuma’ ou ‘a não existência, o vazio’. Na língua sânscrita, ‘Nada’ significa ‘Som’. Ambas nos trazem os elementos duais e essenciais que permitem a manifestação da música: o Som e o Silêncio. Em duas culturas diferentes a mesma palavra apresenta dois significados que se complementam. Esse é o conceito do novo álbum do grupo, buscar os complementos e encontros de duas culturas diferentes”.

O show de lançamento aconteceu no dia 13 de abril, no Teatro da Vila, em Curitiba e contou com a participação dos musicistas convidados. A cenografia de Kamylla dos Santos e a iluminação de Biaflora Lima complementaram o espetáculo musical apresentado, que convidou o público a uma viagem por sons e cores que despertam diferentes sensações.


Foto: Eve Ramos

Essa viagem também é um convite ao ouvir o álbum, passando por sonoridades introspectivas, densas, alegres e animadas. O grupo SER, que compõe a partir da contemplação, nos lembra que essa diversidade faz parte da trajetória humana; que assim, como a música, também é feita de silêncio e sons.

 

Confira o álbum completo: https://onerpm.link/442994089121

Você encontra o grupo SER em:

Youtube: SER – música e meditação

Spotify: SER – música e meditação

Facebook: SER - música & meditação 

Instagram: @sermusicae

 

Informações: Vanessa Vzorek


152 visualizações
bottom of page