Em tempos de Fake News, espetáculo online busca referências em clássico do cinema para investigar noções de verdade e mentira.
Infâmia é inspirado em um texto de teatro da década de 1930, de Lilian Hellman, estrelado nos cinemas por Audrey Hepburn e Shirley MacLaine, em 1961. A trama traz duas professoras vítimas de uma falsa acusação de manter uma relação homossexual.
O drama é colocado mais uma vez em cena, e o grupo XIX de Teatro propõe uma recriação desse clássico, jogando com a relação entre a trama original e a performatividade da cena, dirigida na peça por Luiz Fernando Marques.
“Infâmia realiza essa complexa operação sobre as delicadas noções de verdade e mentira, ao mesmo tempo que mostra as consequências perversas tanto de uma moral hipócrita quanto dessas formas, também bastante comuns a nós, de se punir a qualquer preço, ou destruir vidas a partir de boatos e manipulações”, explica o diretor.
A atriz e diretora Érica Montanheiro deu suporte para a dramaturgia e a diretora de cinema e preparadora de elenco Luciana Canton articulou as linguagens do teatro e do cinema, pelo viés da interpretação e dos jogos de cena. Para aprofundar as questões do preconceito que toma não só o amor lésbico, mas também racial e de gênero, o grupo convidou as atrizes Leonarda Gluck e Ericka Leal para se juntar aos atores-criadores Janaina Leite, Juliana Sanches, Ronaldo Serruya, Rodolfo Amorim e Paulo Celestino. A direção de arte digital é assinada por Flávio Barollo.
Além da intersecção do cinema e teatro, como fizeram em Nada Aconteceu, Tudo Acontece e Tudo Está Acontecendo (de 203) e Teorema 21 (de Pier Paolo Pasolini, 2016), interessa ao grupo tomar essa fábula como ponto de partida para uma construção plural que tem por mote a complexa questão da verdade em tempos de disseminação vertiginosa de fake news.
A jornalista Patrícia Campos Mello será a convidada para um debate de abertura, no dia 7 de julho. Em seguida, de 10 a 13 de julho, acontecem apresentações gratuitas do working progress de Infâmia.
Serviço: ABERTURA DE PROCESSO DE INFÂMIA
Dia 7 de julho de 2021, quarta-feira, às 20h.
Mesa de debate Máquina do Ódio.
Com Grupo XIX de Teatro e a jornalista Patrícia Campos Mello.
Ingressos gratuitos.
Transmissão pelo Zoom.
Reservas em sympla.com.br/grupoxixdeteatro
De 10 a 13 de julho de 2021, de sexta a terça-feira, às 16h.
Apresentação do experimento cênico Infâmia
Ingressos gratuitos.
Transmissão pelo Zoom.
Reservas em sympla.com.br/grupoxixdeteatro
Grupo XIX nas redes sociais: Instagram @grupoxixdeteatro / facebook.com/grupoxix
Informações para imprensa: Adriana Balsanelli
Comments