Grupo XIX de Teatro estreia experimento cênico inspirado no filme Infâmia
top of page
Buscar

Grupo XIX de Teatro estreia experimento cênico inspirado no filme Infâmia

Em tempos de Fake News, espetáculo online busca referências em clássico do cinema para investigar noções de verdade e mentira.

Infâmia é inspirado em um texto de teatro da década de 1930, de Lilian Hellman, estrelado nos cinemas por Audrey Hepburn e Shirley MacLaine, em 1961. A trama traz duas professoras vítimas de uma falsa acusação de manter uma relação homossexual.


O drama é colocado mais uma vez em cena, e o grupo XIX de Teatro propõe uma recriação desse clássico, jogando com a relação entre a trama original e a performatividade da cena, dirigida na peça por Luiz Fernando Marques.

“Infâmia realiza essa complexa operação sobre as delicadas noções de verdade e mentira, ao mesmo tempo que mostra as consequências perversas tanto de uma moral hipócrita quanto dessas formas, também bastante comuns a nós, de se punir a qualquer preço, ou destruir vidas a partir de boatos e manipulações”, explica o diretor.

A atriz e diretora Érica Montanheiro deu suporte para a dramaturgia e a diretora de cinema e preparadora de elenco Luciana Canton articulou as linguagens do teatro e do cinema, pelo viés da interpretação e dos jogos de cena. Para aprofundar as questões do preconceito que toma não só o amor lésbico, mas também racial e de gênero, o grupo convidou as atrizes Leonarda Gluck e Ericka Leal para se juntar aos atores-criadores Janaina Leite, Juliana Sanches, Ronaldo Serruya, Rodolfo Amorim e Paulo Celestino. A direção de arte digital é assinada por Flávio Barollo.


Além da intersecção do cinema e teatro, como fizeram em Nada Aconteceu, Tudo Acontece e Tudo Está Acontecendo (de 203) e Teorema 21 (de Pier Paolo Pasolini, 2016), interessa ao grupo tomar essa fábula como ponto de partida para uma construção plural que tem por mote a complexa questão da verdade em tempos de disseminação vertiginosa de fake news.


A jornalista Patrícia Campos Mello será a convidada para um debate de abertura, no dia 7 de julho. Em seguida, de 10 a 13 de julho, acontecem apresentações gratuitas do working progress de Infâmia.


Serviço: ABERTURA DE PROCESSO DE INFÂMIA

Dia 7 de julho de 2021, quarta-feira, às 20h.

Mesa de debate Máquina do Ódio.

Com Grupo XIX de Teatro e a jornalista Patrícia Campos Mello.

Ingressos gratuitos.

Transmissão pelo Zoom.

De 10 a 13 de julho de 2021, de sexta a terça-feira, às 16h.

Apresentação do experimento cênico Infâmia

Ingressos gratuitos.

Transmissão pelo Zoom.

Grupo XIX nas redes sociais: Instagram @grupoxixdeteatro / facebook.com/grupoxix


Informações para imprensa: Adriana Balsanelli

74 visualizações
bottom of page