Helinho Pimentel é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná
- Toca Cultural
- há 48 minutos
- 2 min de leitura
CEO do Parque Jaime Lerner foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná por mais de quatro décadas de contribuição para a cultura paranaense.

O empresário, comunicador e produtor cultural Hélio Pimentel Filho, o Helinho Pimentel, recebeu na última segunda-feira (8), o título de Cidadão Benemérito do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná. A honraria, aprovada por meio do Projeto de Lei 879/2025, de autoria da deputada Maria Victoria, reconheceu a trajetória de mais de 40 anos do empresário na produção cultural do estado.
Atual CEO do Parque Jaime Lerner, complexo que reúne a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame e a Rua da Música, Helinho é responsável por consolidar um dos principais polos culturais de Curitiba como referência nacional em eventos, programação artística e inovação na ocupação de espaços públicos.
Visivelmente emocionado, o empresário destacou a importância da homenagem:
"Agradeço enormemente essa manifestação da Assembleia. Desde a Estação Primeira, nos anos 70 e 80, esse movimento que construímos contribuiu um pouco para que a cidade fosse mais musical. Música, para mim, é minha missão nessa vida: ser um agente promotor dessa grande mãe da arte."
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, prestigiou a sessão solene de entrega do título e disse que o título concedido pela Alep reconhece o trabalho de um dos maiores produtores culturais do município, um homem à frente do seu tempo, que acredita na cultura curitibana. “Eu fiz questão de parabenizá-lo, de demonstrar o respeito que eu tenho, a gratidão que a cidade tem pelo trabalho que ele realiza à frente do Parque das Pedreiras. Que ele continue cuidando do entretenimento, dos grandes eventos e dos shows da cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
Em Curitiba, construiu uma carreira multifacetada: apresentou programa de rádio, trabalhou com varejo de moda, abriu e fechou casa noturna, participou da criação de festivais como o Lupaluna, precursor de eventos como o Coolritiba, e esteve envolvido no surgimento das rádios 91 Rock e Mundo Livre FM, ícones do dial da cidade. Sua história combina visão de negócios, sensibilidade artística e um olhar permanente para inovação na cultura.
A homenagem coincide ainda com um marco importante na trajetória profissional de Helinho: em 2025, completam-se 50 anos desde que iniciou suas atividades profissionais ligadas à música, em 1975. A história do empresário combina ainda visão de negócios, sensibilidade artística e um olhar permanente para inovação cultural, consolidando seu protagonismo na cena paranaense de entretenimento.


















