top of page

Histórico! Udesc completa 60 anos e reúne mais de 30 mil pessoas no evento gratuito, em Florianópolis

Espetáculo musical com a participação de alunos e egressos da universidade, além do convidado especial, o cantor Ney Matogrosso, emocionou o público na Beira-Mar Norte.

Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli
Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli

A Beira-Mar Norte, em Florianópolis, foi palco no domingo, dia 7, do show comemorativo aos 60 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Mais de 30 mil pessoas acompanharam a programação musical que teve a participação de mais de 107 alunos e egressos da instituição, além da participação especial do cantor Ney Matogrosso.


As festividades iniciaram às 16h30 com a Fanfarra da Ponte. Após esse aquecimento, as apresentadoras Eliza Roberta, mestranda em Artes Cênicas na Udesc, e Milena Moraes, egressa da universidade no curso de Artes Cênicas, deram as boas-vindas ao público e foram responsáveis por anunciar as atrações.


BigBand Udesc abriu o show em parceria com o trio catarinense Grillo e Os Mosquitos. A DJ Fewie comandou a discotecagem nos intervalos.


Na sequência, a Orquestra Acadêmica, o grupo vocal Madrigal Udesc e a BigBand Udesc subiram ao palco para a primeira parte do espetáculo “Pro Dia Nascer Feliz”, com repertório em homenagem a Ney Matogrosso.


O evento, que integra as celebrações das seis décadas da universidade, teve a participação especial de Ney na segunda parte do espetáculo “Pro Dia Nascer Feliz”, junto de uma banda formada com artistas egressos da Udesc e os solistas André Luiz, Bruna Nogueira, David Toledo, Elô Gonzaga, Gio Keiko e Kako de Oliveira.


“Entregamos para a sociedade um espetáculo de arte e cultura que reuniu alunos e egressos da universidade no palco. Celebramos os 60 anos da Udesc com artistas incríveis e tivemos ainda a participação especial do Ney Matogrosso que nos enche de orgulho e serve de inspiração", ressalta a coordenadora geral, Isadora da Silveira.
Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli
Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli

Ainda durante o espetáculo, o cantor e compositor André Luiz, que é formado em música pela Udesc, teve a oportunidade de cantar ao lado de Ney Matogrosso a música Simples Momento, composição que ele escreveu especialmente para a voz de Ney e que foi lançada recentemente.


"Estar ali no palco junto do Ney, que gentilmente aceitou o nosso convite, foi emocionante. Ainda mais por termos apresentado nossa música juntos pela primeira vez, ao lado de músicos excelentes da universidade que toparam embarcar nesse sonho conosco", compartilha André Luiz.

Para a vice-reitora, Clerilei Aparecida Bier, o evento aberto à comunidade mostra o potencial da instituição que há 60 anos oferece ensino gratuito para Santa Catarina e está presente nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Ibirama, São Bento do Sul, Joinville, Lages, Caçador, Chapecó, Pinhalzinho e Laguna.

Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli
Ney Matogrosso em Florianópolis - Foto: Juliano Zanotelli
“O show comemorativo buscou compartilhar com o público a história da instituição, um lugar que foi criado para apoiar a educação, as pesquisas, as atividades de extensão, a cultura e a arte. Uma celebração para comemorar com a comunidade de Santa Catarina os 60 anos da Udesc, como forma de agradecer todo o trabalho produzido ao longo da nossa existência”, afirma Clerilei Bier.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis na estrutura de palco e som e a Fundação Rede Solidária Somar Floripa disponibilizou um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis. Todas as doações serão encaminhadas às organizações sociais cadastradas na entidade.


Show comemorativo

A banda que conduziu a segunda parte do espetáculo “Pro Dia Nascer Feliz” foi composta por: Dudu Pimentel, guitarra e violão; Marcos Rocha, piano e teclado; David Toledo, violão e voz; Rodrigo Porciúncula, bateria; Felipe Corbani, violão de 7 cordas; Diego Mattos, baixo; Alexandre Damaria, percussões; Gabriel Barbalho, trompete; e Hemerson Calandrini, trombone. E para completar o grupo musical, os instrumentistas: João Titton (violino I – spalla), Elias Vicente Souza (violino I), Kadu Müller (violino I), Fernando Bresolin (violino I), Débora Remor (violino II), Fabiane Suzuki (violino II), Juliana Schmidt (violino II), Ingridi Elias (viola), Raiza Diatel (viola), Pedro Bernardo (viola), Bianca de Souza (violoncelo), Renata Oliveira (violoncelo) e Raphael Buratto (violoncelo).


A produção técnica foi coordenada por Vívian Fiori e os arranjos assinados por Alessio Piro, Artur Cunha, Bento Silva, Cristina Emboaba, Eduardo Trojan, Fausto Moura, Fernando Emboaba, Gabriel Stortz, Gabriela Mafra, Leonardo Marques, Leonardo Pinna, Luís Felipe Soares e Mateus Lanzarin.


Udesc 60 anos

Há seis décadas, a Udesc consolida-se como uma das instituições públicas de ensino superior mais importantes do país. Pública e gratuita, multicampi e presente em todas as regiões de Santa Catarina, a Udesc cumpre sua missão de integrar ensino, pesquisa e extensão, contribuindo diretamente para o desenvolvimento científico, cultural, social e econômico do estado de Santa Catarina e do País.


Com 13 centros de ensino e cursos reconhecidos pela excelência, a universidade se destaca pela formação de profissionais qualificados - já são mais de 70 mil egressos - e pelo incentivo permanente à produção de conhecimento. Essa atuação de qualidade é confirmada por avaliações nacionais e internacionais: a Udesc possui nota máxima no MEC e está no ranking global das melhores universidades (THE 2026).


Ao completar 60 anos, a Udesc celebra não apenas sua história, mas também o impacto transformador que exerce sobre a vida de milhares de estudantes e da sociedade. Seu legado reafirma a importância de uma universidade socialmente comprometida, que segue olhando para o futuro.


Informações: Juliano Zanotelli

Assessoria de Comunicação da Udesc


bottom of page