top of page
Buscar

Hospital Pequeno Príncipe recebe segunda edição do Jardim Literário

Evento terá lançamento de livros e distribuição gratuita de exemplares.


No dia 4 de março de 2023, a partir das 10h, acontece mais uma edição do Jardim Literário, desta vez, celebrando os lançamentos dos livros "Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe" e a segunda edição e tradução para a língua inglesa da publicação "Cem Anos de um Hospital de Crianças" - ambos de autoria de Geslline Giovana Braga. O evento acontece no Jardins dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), com a presença da autora dos livros, distribuição gratuita de exemplares, música ao vivo, além da apresentação do Coral Pequeno Príncipe. Na ocasião, também haverá uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados aos pacientes . A entrada é franca.


"Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe" celebra uma década de existência do grupo, formado por voluntários e colaboradores da instituição de saúde. O coral, nestes 10 anos, levou o som da leveza, do afeto, da coragem e da confiança a pacientes, familiares e à comunidade que circula pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Cantou em todos os cantos da instituição e foi além, especializando-se em levar música e em alegrar corações de outros espaços cuja principal função também é o cuidado com a saúde.


A publicação assinada pela antropóloga Geslline Giovana Braga, é um almanaque para saborear uma porção da história do canto coral, da trajetória do Coral Pequeno Príncipe, das transformações promovidas pela sua existência e das emoções provocadas em seus integrantes e no público.

O livro "Cem Anos de um Hospital de Crianças", da mesma autora, é publicado em dois volumes, um com texto e outro com imagens, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário da instituição. O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi escrito de forma não-cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Pequeno Príncipe.


A narrativa das memórias do Hospital se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outras edificações que compõem a instituição


A segunda edição do livro, além de contar com uma versão em inglês, traz o anexo "100 anos depois, uma outra pandemia", um suplemento que relata como o Hospital Pequeno Príncipe lidou e tem lidado com a pandemia de COVID-19, resgatando e aperfeiçoando aprendizados de outros momentos de crise sanitária que desafiaram a instituição.

Os dois projetos foram produzidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. Os patrocinadores de "Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe" são: Aldo Componentes, Banco Sofisa, Camagril, Arotubi, Anjo tintas, Westaflex, Deal Digital, Hogarth, Tratornew, Stampa Food, Veirano Advogados, Impress Decor e Tratorcase e do “Cem Anos de um Hospital de Crianças” são: Facchini, ExxonMobil, CISS, Tintas Alessi, Raza, Andorinha Hiper Center, Pets Life e Serdia.

SOBRE A AUTORA


Geslline Giovana Braga é doutora em antropologia pela USP, pós-doutora em geografia cultural pela UFPR. Atua como professora, escritora, curadora, fotógrafa e documentarista, realizando trabalhos sobre patrimônio cultural brasileiro.


SOBRE O PEQUENO PRÍNCIPE


O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e que oferece assistência hospitalar para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.


SERVIÇO

Jardim Literário - segunda edição

Dia 4 de março de 2023 (sábado), das 10h às 12h.

No Jardim dos Sonhos - Avenida Silva Jardim, 1677 - em frente à fachada histórica do Hospital Pequeno Príncipe.

Entrada franca e aberta à comunidade. *Doe um brinquedo novo para os pacientes do Pequeno Príncipe

Informações: Fernando de Proença

13 visualizações

Comments


bottom of page