HQ conta a história da primeira ambulância do Hospital Pequeno Príncipe
top of page
Buscar

HQ conta a história da primeira ambulância do Hospital Pequeno Príncipe

"Um motor e seus corações" será lançado em evento drive-thru em Curitiba.

Exemplares gratuitos serão distribuídos no dia 6 de novembro

No dia 6 de novembro, das 9h às 17h, no estacionamento do Hospital Pequeno Príncipe da Avenida Iguaçu, acontece o drive-thru de lançamento da história em quadrinhos: Um motor e seus corações, publicação que conta a história da primeira ambulância da instituição e de dois Nelsons - xarás que trabalham como médico cardiologista e motorista no Hospital.


Neste dia, estarão presentes José Álvaro da Silva Carneiro, proponente do projeto, Mylle Silva e Amanda Barros, autoras da HQ, os Nelsons e, claro, a caravan ambulância. No lançamento, serão distribuídos gratuitamente exemplares do livro.

Um motor e seus corações é um projeto inspirado na história da primeira ambulância oficial do Hospital Pequeno Príncipe, na década de 90, e virou uma HQ de aventura. A caravan em questão teve uma vida intensa junto das crianças e de dois personagens fundamentais: Nelson Itiro Miyague, um médico cardiologista altamente comprometido com os bebês cardiopatas e Nelson Gonçalves, um motorista que adorava dirigir. Juntos, encheram a caravan de bonitas histórias, trazendo alma para famosa ambulância.

Fotos: Lucas Amorim

O modelo de placa AAS 8593 chegou ao Hospital Pequeno Príncipe em 1990. Dali a dois anos a Chevrolet suspenderia a fabricação do veículo, e a despedida da marca foi justamente o modelo ambulância recebido pelo HPP. Com seu motor 2.5, de 82 cv e 4 cilindros, a caravan ambulância trilhava caminhos por Curitiba e por outras cidades do Paraná, rapidamente e em segurança, ajudando os Nelsons a salvar a vida de muitas crianças. Depois de tantos anos de trabalho duro, hoje essa senhora é tratada com grande carinho e atua como embaixadora do Hospital Pequeno Príncipe em eventos especiais.

A autoria da HQ é de Mylle Silva, responsável pelo texto, e Amanda Barros, ilustradora, que com ludicidade e muita aventura levam ao leitor o universo desta ambulância e seus heróis. Além da distribuição gratuita de 1.500 exemplares da publicação no dia do lançamento, a HQ também poderá ser baixada gratuitamente no link: https://bit.ly/ummotor

Além do lançamento do livro, o projeto oferece um minicurso de HQ com o artista Guilherme Caldas, ensinando o passo a passo da criação de uma revista em quadrinhos. Como contrapartida social, o projeto ainda oferece para professores da rede pública de ensino 06 vídeos, nos quais a artista e contadora de histórias Ailén Roberto fala sobre mediação de leitura. Todos os vídeos podem ser encontrados nas redes sociais do projeto.

Um motor e seus corações foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e conta com patrocínio de: Plast & Pack, Cimento Itambé, Dicomp Distribuidora, Aldo Componente, Transportes Treméa e Grupo Bacarin.

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: José Álvaro da Silva Carneiro | Coordenação editorial: Adriana Tulio Baggio | Roteiro:Mylle Silva | Ilustrações e projeto gráfico: Amanda Barros - Ursereia Estúdio e Editora | Storyboard: Ariel Dacunha | Capa e arte final: Lumen Design | Revisão: Jaciara Carneiro e Adriana Tulio Baggio| Produção: Elisa Cordeiro Brito, Isadora Hofstaetter, Luciana Patrícia de Morais e Tania Campos | Fotos: Lucas Amorim

SERVIÇO

UM MOTOR E SEUS CORAÇÕES

Drive-thru de lançamento, com distribuição gratuita dos livros

Dia 6 de novembro de 2021, das 9h às 17h no Estacionamento do Hospital Pequeno Príncipe (Av. Iguaçu, 1503)

Para acessar e baixar a versão on-line da HQ: https://bit.ly/ummotor

REDES SOCIAIS DO PROJETO:


Informações: Fernando de Proença



16 visualizações
bottom of page