Indelicada Cia. Teatral mantêm ‘Infinitivo’ em cartaz nas plataformas digitais
top of page
Buscar

Indelicada Cia. Teatral mantêm ‘Infinitivo’ em cartaz nas plataformas digitais

Criação coletiva é pautada na polifonia e tem como provocações a linguagem da videoarte e as obras de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Albert Camus.

Infinitivo, Indelicada Cia Teatral

A ótima repercussão de Infinitivo, experimento cênico que os goianos da Indelicada Cia. Teatral colocaram no ar no começo de abril, em várias plataformas, estimulou os artistas Daniel Pires, Ricardo Fiuza e Sol Silveira a disponibilizar por tempo indeterminado uma versão do espetáculo em seu canal do YouTube. Como o grupo apostou na noção de polifonia e em uma narrativa transmídia, a obra pode ser consumida pelo público também em vídeos no Instagram e em podcast no Spotify.

O ponto de partida para a pesquisa foi a linguagem da videoarte, textos e a trajetória dos escritores Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Albert Camus. Isolados diante da pandemia, eles criaram cenas/performances a partir das provocações propostas pelo diretor João Bosco Amaral.

“Tivemos retornos positivos sobre as apresentações, os vídeos e o podcast, além de um público de cerca de 300 pessoas que acompanharam as sessões simultaneamente. A proposta do Infinitivo é que, além dos materiais, experimentos e dramaturgias apresentadas, o trabalho continue a reverberar,” fala Daniel Pires.

Com esse caráter de work in progress, a dramaturgia de Infintivo foi costurada a partir da soma das várias vozes presentes ao redor do trabalho. “A polifonia foi construída com nossa experiência individual, mas totalmente conectada às múltiplas experiências coletivas, espalhadas por vários cantos. Essas vozes são de sujeitos que são traduzidos e colocados em visibilidade por nós atores e pelo dramaturgismo e direção do João. Isso vai ao encontro às vozes de Pessoa, Camus e Lispector, além daqueles artistas/performers que nos inspiram em nosso trabalho com a videoarte, como Joseph Beuys, Bill Viola e Robert Wilson”, conta Daniel Pires.

E cada artista-criador foi contaminado e interferiu no trabalho do outro ao longo dos processos. “Cada um de nós escolheu um dos três autores propostos e ficamos livres para escolher quais textos, aspectos biográficos ou ideias relacionadas a eles que gostaríamos de trazer para o experimento. Tivemos momentos de experimentação com textos do autor escolhido por cada um e momentos de troca. Foi interessante, pois passamos a ter outros pontos de vista sobre o autor que estávamos experimentando, seja propondo o texto que o outro ia experimentar, seja recebendo a provocação do outro”, acrescenta Ricardo Fiuza.

Sobre a Indelicada Cia. Teatral

Criada em 2014, a Indelicada Cia. Teatral realiza um trabalho calcado na pesquisa de uma dramaturgia orgânica, tendo como base a estética contemporânea em um processo colaborativo entre atores, dramaturgos e direção. O resultado desta mistura é um Teatro Indelicado, que busca estabelecer relação direta com as angústias e anseios dos criadores em compasso com a necessidade de interagir e relacionar diretamente com o espectador.

Assim, ao passo em que o grupo desenvolve uma dramaturgia autoral, também realiza montagens de textos clássicos com roupagens contemporâneas, trazendo à tona questões da atualidade em meio a temas universais, instigando e buscando uma maneira própria de encenação.

Com experiência nacional e internacional, tendo passado por festivais pelo Brasil, México e Equador, a Indelicada busca promover a interação e o intercâmbio de ideias e culturas. Ao longo de sua trajetória, o grupo estreou os espetáculos O Príncipe, Macário e Mercúrio Retrógrado, além de apresentar oficinas e cursos, mantendo uma contínua investigação na técnica e nos processos criativos, criando também propostas de obras híbridas (performances e experimentos cênicos).


Serviço

Espetáculo "INFINITIVO"

Disponível no YouTube: youtube.com/c/IndelicadaCiaTeatral

Disponibilização da versão com tradução em LIBRAS https://youtu.be/n5w8Nl9cvHs

Disponibilização da versão com audiodescrição - https://youtu.be/-K21kCa98tw

Spotify: página “Infinitivo”, clique aqui para abrir


Ficha Técnica

Diretor e Dramaturgista: João Bosco Amaral. Artistas-criadores: Daniel Pires, Ricardo Fiuza e Sol Silveira. Trilha sonora original e Montagem: Lino Calaça. Produção Executiva: Daniel Pires. Comunicação: Bricolagem Produções. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Identidade visual e projeto gráfico: Mayllon Oliveira, João Paulo Falcão e Renan Pinheiro.

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos de Teatro - Concurso nº 09/2021-SECULT-GOIÁS - Secretaria de Cultura - Governo Federal

Informações: Adriana Balsanelli


9 visualizações
bottom of page