Instituto Incanto leva arte e resistência ao Museu Oscar Niemeyer com mostra sobre Carolina Maria de Jesus
- Toca Cultural
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Evento será no dia 21 de junho, com entrada gratuita e obras criadas por cerca de 200 crianças e adolescentes inspiradas na trajetória da escritora

O Instituto Incanto convida o público para um mergulho sensível e potente no universo da escritora Carolina Maria de Jesus com a exposição “As Cores da Favela”, que será realizada no dia 21 de junho, das 13h às 17h, no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.
Inspirada no livro Quarto de Despejo, a mostra apresenta uma coletânea de fotografias e obras visuais criadas por cerca de 200 crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Incanto e pelas instituições parceiras Instituto Playing For Change, ONG Minha Vida Mudou e Centro Social Padre Giocondo.
Entre a precariedade e a poesia, a exposição revela as múltiplas camadas da favela: suas dores, suas cores e sua potência criativa. Ao dialogarem com a obra de Carolina Maria de Jesus, os jovens artistas representam a favela como território de afeto, cultura, luta e invenção — uma narrativa que vai além da escassez e resgata a dignidade de quem vive à margem.

Cada obra exposta propõe um novo olhar: como enxergamos as periferias hoje? O que mudou desde os tempos de Carolina? De que forma sua voz continua ecoando na arte e na sociedade? “As Cores da Favela” é, acima de tudo, um convite à escuta — pela perspectiva de quem vive essa realidade. A exposição é realizada via Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura, e conta com patrocínio de Gerando Falcões (acelerador); Britânia e Zurich (platinum); Gestamp, Grupo Boticário e Grupo Potencial (premium); Caterpillar e Greca Asfaltos (master); BHS, Briotrop, Branco Motores, Neovia e On Metro (sênior); Absoluto Partners, Arotubi, BRFértil, Gelopar, Concentrix, Scherer, Eletrofrio, Verginia e BRW (pleno). Também apoiam a iniciativa os mantenedores RH Nossa, Grupo Propósito, Addiante, Ambiental Paraná e Crowe, além dos parceiros fixos Ótima Gráfica, Agência Whooo, Pipefy, Ômie, Senac, Verginia, Mesa Brasil, Parque do Bolinha e Conexão Diversa.
Serviço:
Exposição “Carolina Maria de Jesus: As Cores da Favela”
Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR
Data: 21 de junho (sexta-feira)
Visitação: Das 13h às 17h
Evento gratuito e aberto ao público
Sobre o Instituto Incanto
O nome "INCANTO" é sigla de Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias. A instituição é uma OSC de Curitiba, com a missão de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, da cultura, do esporte e da tecnologia, ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O trabalho da instituição acontece desde 2017 e atualmente conta com o apoio de quase 30 ONGs e associações de moradores parceiras, atendendo quase 1.000 crianças mensalmente, além de qualificar mais de 1.500 pessoas com os projetos de qualificação profissional, para os pais e responsáveis dos atendidos nas comunidades.
Instituto Incanto
Instagram: https://www.instagram.com/institutoincanto
Informações: Pamela Muzzo
Comments