top of page

"Insurdir ou Cenas Surdas” tem apresentação gratuita no Teatro Regina Vogue neste domingo (6)

Espetáculo apresenta as vivências da comunidade surda, navegando pela comédia e pelo drama, abordando suas dores, forma de estar no mundo e criação de si.

 “Insurdir ou Cenas Surdas”. | Foto: Gabriela Garcia
 “Insurdir ou Cenas Surdas”. | Foto: Gabriela Garcia

Neste domingo (6), às 19h30, o Teatro Regina Vogue, localizado no Shopping Estação (Piso L2), recebe a apresentação gratuita da peça “Insurdir ou Cenas Surdas”. O espetáculo de teatro documental e performativo de dramaturgia surda navega pelos gêneros da comédia e do drama, transitando ainda pela denúncia política, realismo fantástico e celebração como ritual, combinando um estilo híbrido e experimental, com forte presença da metalinguagem, escrevivência e confabulações de si. 

“‘Cenas Surdas’ reúne três esquetes que atravessam vivências da comunidade surda marcadas por diferentes formas de violência, resistência e confabulação”, comenta Jonatas Medeiros, que assina a direção do espetáculo, ao lado de Gabriela Grigolom.

 A primeira esquete, denominada “Espaços”, narra em tom cômico o conflito de poder entre um tradutor de Libras e uma diretora de teatro sobre o local em que ele deve se posicionar. Uma disputa aparentemente simples, mas que revela violências simbólicas e espaciais historicamente naturalizadas. 

 

A segunda, “Visualínguas”, é um solo dramático que expõe a violência sofrida por mulheres negras surdas à margem, tanto das pautas femininas, quanto do reconhecimento social, sendo tratadas como objetos aos olhos dos ouvintes. 

 

 “Insurdir ou Cenas Surdas”. | Foto: Gabriela Garcia
 “Insurdir ou Cenas Surdas”. | Foto: Gabriela Garcia

“Para - além da dor” é um fechamento do discurso de opressão. Em vez de partir da dor, ela celebra a alegria e a positividade surda, reconhecendo a contribuição histórica, cultural e artística da comunidade surda para o mundo. 

“Juntas, essas três esquetes apresentam um panorama da sociedade surda em suas dores, forma de estar no mundo e criação de si”, explica Gabriela Grigolom, que além de dirigir o espetáculo, também atua nele. 

 Os ingressos para assistir a “Insurdir ou Cenas Surdas” podem ser retirados uma hora antes do início da apresentação, diretamente na bilheteria do Teatro Regina Vogue. A peça é uma produção da Fluindo Libras e Suricatta Produções. Mais informações no site oficial: www.fluindolibras.com.br e pelo perfil no instagram @fluindolibras. 

Espetáculo apresenta as vivências da comunidade surda, navegando pela comédia e pelo drama, abordando suas dores, forma de estar no mundo e criação de si.
Espetáculo apresenta as vivências da comunidade surda, navegando pela comédia e pelo drama, abordando suas dores, forma de estar no mundo e criação de si.

Serviço:

Espetáculo  “Insurdir ou Cenas Surdas”

Data: 6 de setembro (domingo)

Horário: 19h30

Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 - Rebouças)

Entrada Gratuita | Ingressos podem ser retirados 1 hora antes do início da apresentação na bilheteria do teatro

Site oficial: www.fluindolibras.com.br e pelo Instagram: @fluindolibras. 

 


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page