Intervenção urbana traz 20 sessões gratuitas de dança pela cidade de Curitiba
top of page
Buscar

Intervenção urbana traz 20 sessões gratuitas de dança pela cidade de Curitiba

Evento começou no início de novembro e segue até 6 de dezembro, com apresentações em espaços públicos.

FRESTAS | Foto: Cayo Vieira

A desCompanhia de dança chega a nove espaços públicos de Curitiba com seu novo trabalho: FRESTAS. A intervenção urbana, dirigida por Cintia Napoli, com atuações de Peter Abudi, Sylviane Guilherme, Vera Paixão e Yiuki Doi, realiza 20 sessões gratuitas em diversas regiões da cidade.

FRESTAS é a terceira peça de uma trilogia sobre o olhar, na qual a desCompanhia de dança se propõe "a estranhar o óbvio e olhar novamente para aquilo que já parecia visto". O primeiro projeto foi sobre modos de olhar e se relacionar com o espaço do teatro. O segundo, sobre reolhar a ideia de casa. Frestas é sobre olhar a vida da própria cidade e suas desigualdades.


Na criação da intervenção urbana, a desCompanhia de dança entendeu que, para deslocar o olhar sobre a urbe, seria preciso deslocar os corpos que a compõem de suas zonas de conforto, de suas rotinas, encontros e trajetos cotidianos pela cidade. Seria preciso trazer os lugares onde apresentaria para dentro da dança para que, assim, os habitantes desses lugares colonizassem o Frestas e não o contrário. Seria preciso escutar, visitar, revisitar, e tomar café com pessoas desconhecidas, em contextos que lhe eram estranhos.



O projeto de produção de um espetáculo de dança virou um projeto de transformação de perspectivas artísticas, onde choques e crises se tornaram motivos para seguir em movimento, para continuar dançando com aquilo que se tem, para dançar aquilo que resta, para resistir dançando.

FRESTAS é uma dança que nasce de experiências da desigualdade tão feita e fazedora das cidades brasileiras. Uma dança sobre as exclusões que alguns planejadores urbanos insistem em esconder. Uma dança sobre alguns dos muitos refugos dos privilégios de poucos. Frestas é uma dança com gente dentro. Uma dança povoada de pessoas e vidas que brotam e insistem em existir nas brechas do poder da cidade em tempos desumanos.


Além das apresentações, o projeto realizou, durante o ano, oficinas e laboratórios abertos ao público, como: RUEIRAS: EXPERIMENTAÇÕES CORPO - MUNDO com Camila Jorge, PRINCÍPIOS DA ANTROPOLOGIA PARA ARTISTAS: UMA INTRODUÇÃO PARA CONTEXTOS URBANOS com Dayana de Cordova e MANCHA: OFICINA DE DECOMPOSIÇÃO - IMAGEM-GESTO-DESCRIÇÃO com Bernardo Stumpf, Cayo Vieira e Dayana de Cordova.


Foto: Cayo Vieira

No dia 9 de dezembro, às 19h, na Casa Quatro Ventos será realizada a palestra “FRESTAS E A DANÇA DA DESIGUALDADE. UMA CONVERSA SOBRE ARTE, ANTROPOLOGIA E CIDADE”, com entrada franca.

FRESTAS é uma realização da desCompanhia de dança, com produção da Rumo de Cultura e Incentivo da Uninter. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


SERVIÇO

06/11 - 11h - Ocupação Independência Popular CIC (BR 277, 4855)

09/11 - 11h e 12:45 - Rua da Cidadania do Boqueirão - Praça do Carmo

16/11 - 12:45 e 15:45 - Rua da Cidadania do Boqueirão - Praça do Carmo

17/11 - 12h - Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)

17/11 - 16h - Associação de moradores Nossa Luta (R. Francisco José Lobo, 913 - Sítio Cercado)

18/11 - 17h - Rua da Cidadania Fazendinha

19/11 - 13h - Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)

19/11 - 16h - calçada em frente ao MUMA / Terminal do Portão

20/11 - 15h e 17h - Rua da Cidadania Cajuru

23/11 - 13:30 - Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)

25/11 - 10h e 14:30 - Centro da Juventude Audi União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 - Uberaba)

26/11 - 15h e 17h - Rua da Cidadania Cajuru

30/11 - 11:30 - Praça Rui Barbosa (próximo ao tubo Pinheirinho/Rui Barbosa)

03/12 - 13h - calçada em frente ao MUMA / terminal do Portão

06/12 - 19h - Escritório comunitário Parolin (Rua Francisco Parolin 586 - Parolin)


PALESTRA “FRESTAS E A DANÇA DA DESIGUALDADE. UMA CONVERSA SOBRE ARTE, ANTROPOLOGIA E CIDADE”

09/12 - 19h - Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51 - Centro)


Informações: Fernando de Proença


6 visualizações
bottom of page