top of page
Buscar

João nas Nuvens lança EP de estreia: O que você vê nas nuvens?

Composto por seis faixas autorais, o EP é um recorte sensível da busca do artista catarinense pela poesia da vida e da música.

João nas Nuvens | Foto: Rodrigo Grau

Reunindo canções compostas entre 2018 e 2023, João Alberto Lajús, o João nas Nuvens, lança seu primeiro EP, O que você vê nas nuvens?, marcado por dois momentos significativos: sua reconexão com a música após sete anos em hiato. Uma mistura de MPB, folk e indie com raízes fincadas na relação do artista com a poesia, a obra formada por seis faixas trata de solidão, de amor e de um futuro possível. Entre as participações especiais estão as cantoras e compositoras Laura Tereza e Amanda Cadore, nomes emergentes da cena catarinense.


Os caminhos durante a formação em Medicina mantiveram João longe da música.

"Recuperar essas sensações e sentimentos indispensáveis na minha vida que são compor e tocar foi algo que reacendeu uma chama por aqui", conta o músico que se divide entre a arte e a cardiologia.

A canção que marca este reencontro é a faixa três do álbum, Alto Lá, composta em 2018. A partir daí, a relação apenas se estreitou. Ao término da formação, retornou a Chapecó, sua cidade natal, para focar nas gravações do disco. Mas os planos foram interrompidos pela pandemia, que levou João à linha de frente das UTIs. Entre o caos e a incerteza do que seria o futuro, João nas Nuvens seguiu compondo. A colaboração com Amanda Cadore que resultou na faixa Fluir surgiu a partir de uma videochamada.

"Essa participação foi bem especial para mim. Fluir foi uma canção que não conseguia finalizar, principalmente o refrão. Através das redes sociais, a Amanda lançou um convite para artistas que quisessem compor à distância. Foi o que fizemos, e ela resolveu em poucos minutos a questão do refrão. Nos conhecemos pessoalmente somente na gravação da música, em 2023. Foi uma troca muito enriquecedora", divide.

Assista:


A arte da capa é assinada pelo ilustrador Rafael Panegali. "A ideia por trás da capa foi criar um cenário com elementos que remetem a várias referências. O ambiente criado é um que acaba de ser abandonado por um casal. Há o vinho derramado, os casacos pendurados, o violão em um canto, o céu aberto no topo da sala e o castelo nas nuvens. Nós buscamos uma proposta onírica", conta João, que também explorou esse conceito no videoclipe de Utopia, feat. com Laura Tereza.


Show de lançamento


O show de lançamento do EP será no Teatro do Sesc Chapecó, dia 11 de Agosto, sexta-feira, a partir das 19h30. “A ideia é reunir todo o pessoal que participou das gravações, inclusive os feats da Laura Tereza e da Amanda Cadore, mas ainda não saberemos se será possível. A banda será completa com bateria, baixo, teclado, sax e trompete, além de dois violinos, viola d' arco e violoncelo. Já o repertório será o EP e mais outras canções autorais: algumas já lançadas, outras que virão”, comenta João. A entrada é gratuita.


SOBRE JOÃO NAS NUVENS


João Alberto Lajús, nascido e criado em Chapecó, Santa Catarina, é um violonista, cantor e compositor que traz em seu projeto musical, João nas Nuvens, uma mistura de MPB, folk e indie. Sua música é marcada pela relação com a poesia, iniciada ainda na infância. Em 2023, lançou os singles "Sobre a Gravidade", "Utopia" e "Manhãs de Vento", que antecederam seu EP de estreia, intitulado "O que você vê nas nuvens?", reunindo composições inéditas e participações especiais de outros artistas. Antes do projeto autoral, integrou a banda V´YES, com a qual lançou o disco "Tudo está de volta em seu lugar", realizando diversos shows em sua cidade natal. Além da carreira musical, é também cardiologista.


Informações: Thais Pimenta


38 visualizações
bottom of page