Buscar

Jovens artistas paranaenses falam sobre desafios da vida adulta em primeiro curta-metragem

Descascar une as linguagens de teatro e cinema em uma ficção inédita para contar a história de duas irmãs do interior do Paraná.

"Descascar" | Fotos: Celine Liris

“Descascar” é o primeiro curta-metragem da Cia de Teatro De Casa, fundada pelas atrizes Anna Julia Círico e Leticia Vanzin. O filme inspirado em vivências das próprias artistas, estará disponível gratuitamente a partir do dia 25 de junho, às 20h, pelo canal de YouTube da companhia. Com um roteiro baseado nas vivências de Anna e Leticia, o curta conta a história de duas irmãs que estão prestes a iniciar a vida universitária e veem sua relação entrar em conflito quando uma delas se muda para a capital para conquistar seus sonhos. O filme nasceu do encontro entre as duas atrizes, quando ainda eram estudantes na Faculdade de Artes do Paraná, onde se conheceram e desenvolveram uma forte amizade. Ambas muito ligadas à família e vindas do interior do Paraná para a capital, decidiram fazer dessas semelhanças, uma pesquisa que culminou no curta-metragem “Descascar”. Leticia Vanzin, que assume o roteiro, tem como objeto de pesquisa os cinco sentidos humanos explorados em cena. Enquanto Anna Círico, que assume a direção, pesquisa o convívio e o companheirismo entre espectador e cena.

O projeto, inicialmente teatral, surgiu em 2020 e foi surpreendido pela pandemia da Covid-19. Pensando em como se reinventar, Anna e Leticia decidiram adaptar a peça para o audiovisual, mas sem abandonar os elementos teatrais.


“Foi um processo muito próximo da gente, descascamos muito as nossas camadas interiores, costumes e histórias para criar este filme”, comenta a roteirista Leticia Vanzin. Anna Círico, a diretora diz que “Descascar” fala sobre raízes.


“Esse projeto nos trouxe um baita autoconhecimento, uma aproximação com tanto afeto das nossas raízes e costumes, e como é bonito poder mostrar um pouquinho do nosso interior!”, relembra a diretora sobre a motivação do projeto.

“Descascar” é fruto, então, da mescla entre essas duas linguagens e da tentativa de transmitir o afeto familiar da cidade do interior para o público. Esse projeto tem o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Lançamento do curta-metragem "Descascar''. Quando: 25/06/2022, às 20h. Onde: https://www.youtube.com/channel/UCKGlW-M75ak7rRN2I7xD5-g Quanto: Gratuito. Classificação: Livre. Contato de imprensa: Jamilssa Melo l (41) 9 9902-1070


Informações: Jamilssa Melo

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo