top of page

Kelvin Millarch e Caio Frankiu estarão no Toca Podcast desta semana.

Companhia está de malas prontas para o Rio de Janeiro, onde estreia espetáculo no Teatro Cacilda Becker, na programação do Funarte Aberta 2025.

Kelvin Millarch e Caio Frankiu nos Estúdios da Toca | Foto: Toca Cultural
Kelvin Millarch e Caio Frankiu nos Estúdios da Toca | Foto: Toca Cultural

Fundada em 2019 em Curitiba, por Kelvin Millarch e Caio Frankiu, a Cia KÀ de Teatro vem ganhando destaque nacional por sua pesquisa híbrida em dança-teatro e suas criações politicamente engajadas, viscerais e sensíveis.


Em 2023, foi reconhecida com o Prêmio Cultura e Divulgação pela Câmara Municipal de Curitiba, e no ano de 2024 recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, com votos de felicitações pela dedicação cultural no estado, consolidando sua trajetória na cena independente contemporânea. Mas não foi só isso! A Companhia de teatro curitibana encaminhou sugestão de Projeto de Lei no Legislativo Estadual para instituir o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”. O Projeto foi aprovado e sancionado pelo Governo do Paraná em 2023.


O Projeto nasceu a partir de um pedido especial dos diretores da Cia Ká de Teatro Kelvin Millarch e Caio Frankiu, para homenagear os 70 anos de carreira da atriz. A ideia foi prontamente aceita pelo deputado Requião Filho, na época, tendo em vista de ter sido uma das pioneiras da televisão paranaense e ganhadora de diversos prêmios, além de uma inspiração e referência de estudo para a nova geração de artistas no Estado. Odelair também já foi objeto de pesquisa, exposição biográfica e de espetáculo teatral, todas ações realizadas pela Companhia de Teatro.


No Toca Podcast desta semana, Kelvin e Caio falam dessa trajetória de sucesso da Companhia, que nasceu como um núcleo independente de desenvolvimento artístico, com o intuito de produzir espetáculos teatrais, audiovisuais e performáticos acessíveis.


A Cia Ká de Teatro já apresentou peças como “DOCE²” (2022) - espetáculo premiado e que também esteve em cartaz no Festival de Curitiba; “Odelair: uma peça teatral” (2022), “Pilar de Fogo” (2021), o curta-documentário ‘’Um Prólogo para Odelair Rodrigues’’(2021) e “Fade-in” (2020) e a Exposição “É Ser Odelair” (2023)  e tudo totalmente independente. E agora em agosto, a Companhia estreia do espetáculo DOCE² no Rio de Janeiro, no Teatro Cacilda Becker , dentro da programação do Programa Funarte Aberta 2025 . Serão duas semanas de apresentações, de 20 a 31 de agosto, com sessões de quarta a domingo, oferecendo ao público carioca uma experiência intensa, poética e profundamente contemporânea — em que corpo, colapso e subjetividade se entrelaçam no palco.


📍Para saber mais, não perca o episódio desta quinta-feira, 14 de agosto, no canal da Toca Cultural, a partir das 21h. Esperamos você!


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page