top of page
Buscar

Lançamento de "Os alquimistas de Curitiba" movimenta livraria da capital

Jornalista revela detalhes sobre a história da cidade em seu novo livro.

Os Alquimistas de Curitiba - Foto: Miriane Figueira

O escritor e jornalista Marcelo Oikawa acaba de publicar “Os alquimistas de Curitiba”. Uma história bem humorada sobre os quatro profissionais que encabeçaram o planejamento urbano da cidade e seus conceitos. O livro foi lançado na última segunda-feira (21).

Radicado em Curitiba desde meados de 1980, o escritor, nascido em São Paulo e criado em Londrina, acompanhou muito de perto a transformação da capital paranaense. Com um olhar atento, por décadas ele colheu as informações - algumas inéditas - que agora compartilha.

Como os quatro protagonistas: Jaime Lerner, Rafel Dely, Nicolau Kluppel e Carlos Ceneviva, já faleceram, a obra se torna uma peça de história e de memória, contada por quem tem todas as credenciais para tratar do assunto.

“Os Alquimistas de Curitiba”, foi produzido com auxílio da Lei de Incentivo à Cultura. Como contrapartida, o autor doou centenas de livros para bibliotecas e fez apresentações em escolas públicas do município na semana que antecedeu o lançamento. "Quando terminar a palestra, que tal vocês saírem em grupo pelo bairro e verem o que tem de errado e o que precisa mudar?


Depois a gente escreve uma cartinha, todo mundo assina e a gente leva para o prefeito. É assim que começa". Essa foi a provocação que fez aos alunos que acompanharam a sua exposição. Entendendo que o livro, acima de tudo, tem função social, o autor está preparando a versão e-book e também em audiolivro, que estarão disponíveis em dezembro. “Livro na prateleira não difunde conhecimento. Seu conteúdo precisa chegar às pessoas e é nisso que estamos trabalhando”, explica o autor. Mais sobre o livro Em uma linguagem muito leve, o autor conta quem foram os principais responsáveis por Curitiba ter se transformado em referência mundial de planejamento urbano e sustentabilidade, apresentando os acontecimentos na visão dos próprios personagens, numa narrativa com alicerce em fontes primárias.

Os Alquimistas de Curitiba - Foto: Miriane Figueira

Marcelo Oikawa explica exatamente quem são os “alquimistas”, usando os comentários de uns sobre os outros para traçar os perfis, e descreve como a equipe se formou, dando detalhes sobre os conceitos, a filosofia de trabalho e os desafios do projeto. “Este livro tem a intenção de preservar o pensamento desses profissionais, de maneira que possa ser recuperado no futuro", faz questão de reforçar.

O texto foi construído com base em entrevistas, palestras, seminários e depoimentos colhidos durante os mais de 20 anos em que seu trabalho tangenciou o dos urbanistas. O ouvido apurado do jornalista ainda capturou detalhes sobre o processo e sobre seus personagens que até hoje não haviam sido comentados publicamente.

Informações: Cintia Monteiro

23 visualizações
bottom of page