Jornalista revela detalhes sobre a história da cidade em seu novo livro.
O escritor e jornalista Marcelo Oikawa acaba de publicar “Os alquimistas de Curitiba”. Uma história bem humorada sobre os quatro profissionais que encabeçaram o planejamento urbano da cidade e seus conceitos. O livro foi lançado na última segunda-feira (21).
Radicado em Curitiba desde meados de 1980, o escritor, nascido em São Paulo e criado em Londrina, acompanhou muito de perto a transformação da capital paranaense. Com um olhar atento, por décadas ele colheu as informações - algumas inéditas - que agora compartilha.
Como os quatro protagonistas: Jaime Lerner, Rafel Dely, Nicolau Kluppel e Carlos Ceneviva, já faleceram, a obra se torna uma peça de história e de memória, contada por quem tem todas as credenciais para tratar do assunto.
“Os Alquimistas de Curitiba”, foi produzido com auxílio da Lei de Incentivo à Cultura. Como contrapartida, o autor doou centenas de livros para bibliotecas e fez apresentações em escolas públicas do município na semana que antecedeu o lançamento. "Quando terminar a palestra, que tal vocês saírem em grupo pelo bairro e verem o que tem de errado e o que precisa mudar?
Depois a gente escreve uma cartinha, todo mundo assina e a gente leva para o prefeito. É assim que começa". Essa foi a provocação que fez aos alunos que acompanharam a sua exposição. Entendendo que o livro, acima de tudo, tem função social, o autor está preparando a versão e-book e também em audiolivro, que estarão disponíveis em dezembro. “Livro na prateleira não difunde conhecimento. Seu conteúdo precisa chegar às pessoas e é nisso que estamos trabalhando”, explica o autor. Mais sobre o livro Em uma linguagem muito leve, o autor conta quem foram os principais responsáveis por Curitiba ter se transformado em referência mundial de planejamento urbano e sustentabilidade, apresentando os acontecimentos na visão dos próprios personagens, numa narrativa com alicerce em fontes primárias.
Marcelo Oikawa explica exatamente quem são os “alquimistas”, usando os comentários de uns sobre os outros para traçar os perfis, e descreve como a equipe se formou, dando detalhes sobre os conceitos, a filosofia de trabalho e os desafios do projeto. “Este livro tem a intenção de preservar o pensamento desses profissionais, de maneira que possa ser recuperado no futuro", faz questão de reforçar.
O texto foi construído com base em entrevistas, palestras, seminários e depoimentos colhidos durante os mais de 20 anos em que seu trabalho tangenciou o dos urbanistas. O ouvido apurado do jornalista ainda capturou detalhes sobre o processo e sobre seus personagens que até hoje não haviam sido comentados publicamente.
Informações: Cintia Monteiro
Commentaires