São mais de 40 anos dedicados às partituras e ao ensino do violão. Aos 75 anos, o mestre Valdomiro Prodóssimo reúne a metodologia com a qual formou gerações de músicos no livro Escola Básica do Violão. O lançamento será no dia 12 de fevereiro, a partir das 18h30, no Carmina Bistrô, com apresentação musical ao vivo.
Formado pela Academia Paranaense de Violão e considerado o pioneiro do violão no Paraná, Prodóssimo estudou com os grandes mestres do violão como Adhemar Garcia, Jodacil Damaceno, Isaías Sávio e o uruguaio Abel Carlevaro.
Escola Básica do Violão é uma obra histórica que contribui decisivamente para a tradição violonística de Curitiba e do Paraná, perpetuando o currículo e a carreira de Valdomiro, verdadeiro baluarte do ensino do violão no estado. O livro, produzido com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, conta ainda com um CD, gravado pelo próprio autor, com a execução das peças do livro, incluindo os duos, auxiliando assim o estudo e funcionando como uma guia para a sonoridade correta do instrumento.
“Quisemos colocar no livro os ensinamentos desenvolvidos em mais de quatro décadas pelo professor Valdomiro no ensino do violão. Não é exagero dizer que a vida dele foi dedicada ao instrumento, por isso quisemos organizar um material que é um legado, completo e útil para quem estuda violão”, afirma André Prodóssimo, filho, aluno e responsável pela editoração da obra.
Entre os alunos de Valdomiro estão boa parte dos principais musicistas e professores do Paraná, como Carlos Todeschini, compositor e fundador do Coral Curumim; João Egashira, diretor da Orquestra à Base de Cordas de Curitiba e diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba; Luis Cláudio Ribas Ferreira, violonista e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná; André Prodóssimo, multiinstrumentista e produtor musical à frente do estúdio Villa Sonora; André Egg, colunista e professor na Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR-FAP) e David Tavares, violonista flamenco que atualmente reside na Espanha.
A obra apresenta um método de violão para iniciantes, e consiste na reunião de exercícios de técnica e aprimoramento com análises de digitações em repertório erudito, além de peças de autores variados e duos, com o objetivo de facilitar o aprendizado da técnica violonística ao iniciante.
Centro Cultural Villa-Lobos
Ao lado da esposa Jane Prodóssimo, professora de piano, Valdomiro fundou em 1981 o Conservatório de Música Villa-Lobos, hoje Centro Cultural Villa-Lobos. O espaço familiar e acolhedor conta com o estúdio Villa Sonora Produções, chefiado por André Prodóssimo; o projeto Taque Tique Tá, com aulas de musicalização e produção de música para crianças, dirigido por Andrezza Prodóssimo; além das aulas de instrumento e teoria ainda hoje ministradas pelo casal de fundadores.
A produção e lançamento do livro Escola Básica do Violão marca uma nova etapa para o Centro Cultural Villa-Lobos: além das aulas, a escola pretende dedicar-se à produção de material didático-musical, com projetos para a produção de um livro de atividades musicais para criança com o Grupo Taque Tique Tá - MPB para Crianças; um método básico de violão popular; e claro, o livro Escola Básica do Violão II, com a continuidade das atividades propostas no livro I pelo Professor Valdomiro Prodóssimo.
Serviço:
Lançamento do livro Escola Básica do Violão de Valdomiro Prodóssimo
Data: 12 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22 horas
Local: Carmina Bistrô (R. Conselheiro Carrão, 336 - Juvevê)
Concepção: Valdomiro Prodóssimo
Editoração: André Prodóssimo
Revisão Geral: Luiz Cláudio Ribas Ferreira
Revisão de Textos: Jane e Andrezza Prodóssimo
Projeto Gráfico e Diagramação: Pietro Domiciano
Produção Executiva: Helena Sofia
Captação de Recursos: Sauí Produções
Incentivo: Positivo
CD
Violão: Valdomiro Prodóssimo
Violão (duos): André Prodóssimo
Captação, mixagem e masterização: André Prodóssimo - Estúdio Villa Sonora
Assessoria de imprensa: Dani Brito Bureau de Comunicação (41) 99951.9083
Projeto realizado com Apoio do Programa de Apoio Incentivo à Cultura: Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba
Créditos: Ilustrações: Pietro Domiciano Fotos: Helena Sofia
Comments