Lançamento do livro “Bairrismos” de Claudio Luciano Ornellas acontece sábado na Casa Eliseu Voronkoff
- Toca Cultural
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
Publicada pela Editora Anticítera, a obra é resultado de projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc.

A Casa Eliseu Voronkoff recebe no dia 1º de novembro, às 19h, o lançamento do livro de poemas "Bairrismos" de Claudio Luciano Ornellas. A temática central é a cidade de Araucária: sua natureza, sua colonização, a dualidade de sua vocação industrial e agrícola, e, sobretudo, seu povo, com suas "dores e alegrias".
O livro também será disponibilizado gratuitamente em formato de audiolivro, produzido no Estúdio Bunker Cultural. As vozes são de Claudio, da Doutora em Literatura, Daiane Pereira Rodrigues, e do músico Pedro Sfendrych. Publicada pela Editora Anticítera, a obra é resultado de projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc.
Colaborações e Acessibilidade
A obra contou com importantes colaborações de estudo e pesquisa, como Daiane Pereira Rodrigues (Doutora em Literatura, poeta, escritora, tradutora, multiartista), Pedro Emanoel Sfendrych (poeta, músico e produtor cultural) e Alexandre Henrique Honório (músico e produtor musical).
Reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura, o livro também será apresentado em formato de audiolivro gratuito. Além disso, o evento de lançamento contará com a disponibilização de abafadores de ruído para garantir o conforto e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Um Retrato Poético de Araucária
A temática central da obra é Araucária: sua exuberante natureza, a história de sua colonização, a dualidade de sua vocação industrial e agrícola, e, sobretudo, seu povo, com suas "dores e alegrias". O olhar de Ornellas é multifacetado, convidando o leitor a um percurso que vai de Capela Velha e Fazenda Velha, passa pelo Centro e Campina da Barra, e chega até a reflexão social na Praça dos Ciganos.

Reflexão e Cotidiano
O poeta utiliza sua experiência como motorista para conduzir os leitores por um "percurso que contempla 'arranha céus, araucárias e chaminés', mas também 'lama, buracos, poças'". Além de celebrar a beleza e a herança colonial da cidade, o livro não se furta a um olhar crítico e social, questionando a história e o cotidiano.
Daiane Pereira Rodrigues resume a essência da obra:
"Claudio nos convida a um passeio pelo município de Araucária... [ele] vê poesia onde só há concreto, capta as aves falando com as pedras e as rãs falando com as águas, como já afirmou Manoel de Barros, cuja simplicidade ecoa nesses poemas de Ornellas."
A própria Araucária, a árvore que batiza o município, é uma imagem recorrente, sendo o refúgio para o "poeta bairrista" e o contraste para cenas como o haicai: "à cata do pinhão / no alto as gralhas / as crianças ao chão". O livro é um convite a encontrar o poético no cotidiano mais simples: “ofereço sementes / aos passarinhos / e a poesia / vem comer na minha mão”

O evento de lançamento na Casa Eliseu Voronkoff é uma oportunidade para o público de Araucária e região celebrar a cultura local, conhecer o poeta e adquirir a obra que eterniza a cidade em versos.
Serviço:
Lançamento do livro "Bairrismos", de Claudio Luciano Ornellas
Disponível também em audiolivro gratuito.
Data: 1º de novembro de 2025, às 19h, na Casa Eliseu Voronkoff
Endereço: Rua Julieta Vidal Ozório, 413 Centro Araucária
Realização: O poeta, Casa Eliseu Voronkoff, Editora Anticítera e Estúdio Bunker Cultural.
Motivo: Resultado do projeto "Araucária é Poesia no Papel", financiado pela PNAB, Prefeitura de Araucária e Governo Federal.
Acessibilidade: Haverá disponibilização de abafadores de ruído para pessoas com TEA.
Após o lançamento, o livro estará disponível na editora Anticítera, na Casa Eliseu Voronkoff e diretamente com autor. Informações: 41 3031 5355 – 41 99850 6246 – 41 99722 9465
Informações: Ana Paula Frazão






















Comentários