top of page
Buscar

Lapa recebe a Festa Nacional dos Tropeiros de 18 a 20 de novembro

Show de Renato Borghetti e outras apresentações musicais acontecem no Parque de Exposições e Eventos da Lapa com entrada gratuita.

Emerson Ghisi e Cristiano (Divulgação)

A cultura e as tradições do tropeirismo serão resgatadas e valorizadas com a chegada da primeira edição do Festival Nacional dos Tropeiros. Em três dias de programação gratuita, a cidade da Lapa receberá no Parque de Exposições e Eventos uma série de apresentações de música regional, danças tradicionais, além da presença de artistas consagrados como João Pedro Teixeira e Renato Borghetti Para abertura da Festa Nacional dos Tropeiros, na sexta-feira (18), o convidado é o acordeonista João Pedro Teixeira Acordeon Octeto. O paranaense é um dos principais músicos da cena brasileira e mundial. Atuou em concertos na França, Itália, Alemanha, Áustria e Portugal. Bacharel em acordeon pelo Conservatório Musical Som Maior, atua solo, com quarteto de cordas e solista de orquestra sinfônica.


No sábado (19), a programação começa com a apresentação de danças tradicionalistas do Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica. O dia segue com shows de Emerson Ghisi & Cristiano, Herança de Tropeiro e a acordeonista com mais de cem títulos de festivais, dentre eles o Troféu Mundial de Acordeon, Maryanne Francescon. Para fechar a noite de sábado acontece o Baile Tropeiro (CTG).


Renato Borghetti encerra programação


O domingo também reserva uma rica programação, começando pela Missa Campal que será realizada às 10h. A Banda da Cidade se apresenta ao meio-dia e o Trio na Madrugada, formado por Julião Boêmio, Ricardo Salmazo e Vinícius Chamorro, sobe ao palco, às 15h, para uma apresentação de choros e serestas. Para encerrar a Festa Nacional dos Tropeiros o grande convidado é o músico instrumentista e gaiteiro Renato Borghetti.

Renato Borghetti (Divulgação)

Com mais de 40 anos de carreira, Renato Borghetti - o Borghettinho - em seu primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental brasileira. Com um estilo único e a sua gaita ponto, realiza diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul. Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível.


Realização e patrocínios Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura via Secretaria Especial da Cultura Ministério do Turismo, o Festival Nacional dos Tropeiros é realizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira com patrocínio da Fertipar, Potencial, Berneck e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Tem apoio institucional da Prefeitura Municipal da Lapa e produção da Unicultura, Trento Edições e CTG Cavalo Branco.


Serviço:

Festival Nacional dos Tropeiros Data: de 18 a 20 de novembro Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa ENTRADA GRATUITA


PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, 18/11

20h - Abertura/Cerimonial - João Pedro Teixeira Octeto


Sábado, 19/11

12h - CTB Dança Tradicionalista

14h - Show local - Emerson Ghisi & Cristiano

16h - Show local - Herança de Tropeiro

20h - Show Maryanne Francescon

22h - Baile Tropeiro (CTG)


Domingo, 20/11

10h - Missa Campal

12h - Banda da Cidade

15h - Trio na Madrugada - Julião Boêmio, Ricardo Salmazo e Vinícius Chamorro

17h -Encerramento / Renato Borghetti



Informações: Zelig Digital


17 visualizações
bottom of page