top of page

Laís Mazzucco apresenta “Ensaio Sobre o Delírio” em Florianópolis

Registros de fotoperformance da artista integram exposição no Centro Integrado de Cultura (CIC); abertura será na sexta, dia 13 de junho.

Artista Laís Mazzucco abre exposição individual em Florianópolis. crédito Divulgação Grande.jpeg
Artista Laís Mazzucco abre exposição individual em Florianópolis. | Foto: Divulgação

 Experiências pessoais, relacionadas a ser mulher, a loucura e a histeria, são algumas das inspirações da artista Laís Mazzucco para a exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, que será aberta na sexta-feira, 13 de junho, no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita e a abertura começa às 19h.

 

A artista, que fará a primeira individual no CIC, conta que o projeto começou a ser pensado em 2023 e que no decorrer da produção das imagens pode incorporar, através da fotoperformance, a figura da mulher louca em cenários desconcertantes. E isso se revelou um mecanismo de sanidade.

“Incorporamos muitas vezes essa imagem do que é ‘ser mulher’, muito do que a Judith Butler fala sobre performance de gênero, que tudo é construção social. Nisso eu queria expressar a forma como a nossa figura é mitológica, que não existe esse padrão, por mais que nos esforcemos, a humanidade escapa em algum momento”, compartilha Laís.

 

A curadora da mostra, Lucila Horn, destaca que no processo da artista a loucura é tratada como um desvio, que surge como um sintoma das pressões contínuas e da exigência de aniquilação constante da subjetividade. E tudo isso poderá ser visto nas 12 fotografias que integram a mostra.

 

Lucila explica ainda que no processo criativo Laís constrói invenções delirantes, e considera, a partir da psicanálise, que o delírio pode ser uma possibilidade de restabelecimento e/ou cura, ou ainda, uma forma de manter-se viva e criativa em meio a uma sociedade perturbadora.

Trabalho da artista Laís Mazzucco que estará na exposição no CIC, em Florianópolis. crédito Laís Mazzucco Grande.jpeg
Trabalho da artista que estará na exposição no CIC, em Florianópolis. | Foto: Laís Mazzucco
“Ensaio Sobre o Delírio” é um convite a uma jornada visual que explora as fronteiras entre a razão e a loucura. As fotografias são um mergulho nas nuances do delírio humano, a partir de experiências e emoções vividas no processo performático da artista, onde o caos e a beleza coexistem”, completa a curadora.

 

A exposição, que conta ainda com co-curadoria de Antonio Pfützenreuter dos Reis e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e da Coleção Pfützenreuter dos Reis, poderá ser visitada até 13 de julho. A visitação no Espaço Oficinas, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, em Florianópolis, poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

 

Sobre a artista

Laís Mazzucco é uma jovem artista com interesse na fotografia, autorrepresentação e foto e vídeo performances. Desde 2022 participa de diversas exposições coletivas em cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó. Integra desde 2023 o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e atualmente cursa Letras Vernáculas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Serviço:

Abertura exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, de Laís Mazzucco

Data: 13 de junho de 2025 – sexta-feira, às 19h

Local: Espaço oficinas no Centro Integrado de Cultura (CIC) (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC)

Visitação: até 13 de julho de 2025, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h


Informações: Juliano Zanotelli

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page