Vinho Tinta aderiu à campanha Setembro Amarelo com descontos, incentivando consumo de suco, arte e diversão como terapia.|
Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio e, em Curitiba, a ação nacional ganhou mais um aliado: as lives do Vinho Tinta. A empresa, que tem atuação nacional tal como a campanha, promove o ato de pintar por meio de lives, onde uma instrutora dá dicas de como pintar. Não é aula, não precisa saber qualquer técnica artística, basta estar aberto para novas experiências. E é aí que a contribuição da empresa começa para prevenir suicídio.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 10.631 pessoas cometeram suicídio no Brasil em 2014 e que 90% destes poderiam ter sido evitados. Desde 2015 com a campanha Setembro Amarelo, além de falarmos mais sobre o assunto, iniciativas simples tomam corpo e podem ajudar pacientes. Entre elas está a pintura em tela, que ajuda na expressão de sentimentos, desperta a auto-estima e promove a realização pessoal.
Para a psicóloga Angela Caron, a pintura pode ajudar tanto na ansiedade como na depressão, evitando que quadros de estresse evoluam para um burnout, para situações extremas.
“Sempre que a gente fala em suicídio, estamos falando de um extremo da dor, da depressão. A máxima do suicídio não é que você quer se matar e sim que você quer matar a dor. Tendo momentos lúdicos para distrair, você consegue desfocar dessa angústia, da dor extrema. A pintura em tela ajuda a relaxar e desviar o foco da tensão, conduzindo o pensamento da arte, para a mistura das tintas, para a tela, para o que você está criando”.
E, ainda que o formato proposto não sejam telas autorais ou com tema livre, a experiência do Vinho Tinta é considerada positiva para relaxar e sociabilizar.
“Ainda que seja uma atividade conduzida, você está focado no aprendizado, na tentativa. Você expressa o seu sentimento pela força do seu traço, com a quantidade de tinta. A pintura tira os pensamentos disfuncionais ou acelerados para focar em todo o aprendizado que você está tendo. Com o coletivo, mesmo que seja como a live, é possível compartilhar a conquista com outros, o que traz a sociabilidade, o momento coletivo e te tira do isolamento”, explica Angela Caron.
Em seu formato original, Vinho Tinta combina a vivência de pintar com uma bebida como o vinho que, quando consumido com moderação, também faz bem à saúde. Mas, como a embriaguez é uma das causas conhecidas do suicídio, Vinho Tinta está incentivando neste mês a troca do vinho por bebidas sem álcool como sucos de fruta, durante a experiência. Além disso, até o final de setembro, a empresa está concedendo desconto de 15% sobre as lives e kits de pintura, mas não sobre o vinho.
“Sabemos que a bebida alcoólica em excesso não faz bem. Também sabemos que o álcool pode ser um gatilho para pessoas com tendência à depressão. Por isso não estamos incentivando o consumo de bebida alcoólica e mantemos nosso compromisso com a moderação e o equilíbrio entre físico e emocional, exaltado numa ação de pintura em tela”, diz Marcos Santos, proprietário do Vinho Tinta.
“Nosso objetivo é chamar a atenção para a pintura em tela como grande aliada da vida contemporânea, brindando à vida”, finaliza.
Como participar:
Toda semana tem live e, como tal, até quem não mora em Curitiba pode participar com um pouco de planejamento. É preciso de alguns dias de antecedência para fazer chegar a tela, os pinceis, os saches de tinta e demais materiais chegarem a seu destino, em outras partes do país, sempre sob consulta.
As experiências podem ser adquiridas diretamente pelo site, onde também se encontra o calendário de eventos: https://vinhotinta.com/calendario/. Quem preferir pode entrar em contato com Vinho Tinta pelo whatsapp ou e-mail.
Serviço:
Vinho Tinta no Setembro Amarelo – www.vinhotinta.com
Próximas lives: 24/09, 19h30 – Farol do Amanhã; 26/09, 19h30 – Digitais (personalizável)
Informações: contato@vinhotinta.com e (41) 9 9615 5415
Quanto custa? A partir de R$ 70,00, com bebidas e cavalete como itens opcionais. Até o final de setembro, aplica-se 15% de desconto sobre todos os produtos da empresa, exceto bebidas alcoólicas.
Comments