Livro criado por bailarina e fotógrafo proporciona experiência audiovisual
top of page
Buscar

Livro criado por bailarina e fotógrafo proporciona experiência audiovisual

Lançamento da obra "Coreo(Codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares" será em Curitiba, nesta sexta.

Tom Lisboa e Patrícia Machado (Divulgação)

Que local na sua cidade é o mais importante pra você? Foi com esta questão que a bailarina Patrícia Machado e o fotógrafo Tom Lisboa abordaram os moradores de Assis Chateaubriand, Lapa, Jacarezinho e Prudentópolis, no interior do Paraná.


A ideia de conhecer estes locais por meio da perspectiva de seus habitantes era a proposta inicial do projeto Coreo(codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares. O resultado foi materializado na forma de um livro que será lançado dia 1º de Julho (sexta-feira), às 19h, na SOMA Galeria. Além da equipe de criação e técnica estarão presentes para um bate-papo alguns participantes do livro.


Coreo(codes) é um livro sobre cidades e resgata a sensação de pertencimento ao local em que se habita por meio da subjetividade de quem ali mora. Essa história, no entanto, é contada de uma forma bem singular. Ela combina depoimentos, fotografias desses lugares e QR Codes que transferem o leitor para uma experiência dançada em cada um dos locais escolhidos.


O desejo de realizar este projeto nasceu em 2016, mas só se concretizou em 2021, em plena pandemia da Covid-19 e, por causa disso, algumas ações tiveram que ser adaptadas para o formato virtual. O primeiro uso foi para selecionar os participantes.


Foto: Tom Lisboa

A produção de Coreo(codes) fez circular nas redes sociais uma convocatória para os moradores destes locais participarem de um projeto de dança, mas que não era necessário nenhum tipo de experiência prévia. Já a plataforma zoom foi fundamental na realização das oficinas ministradas sob orientação da bailarina e coreógrafa Patrícia Machado. Foram cinco encontros com cada grupo das cidades selecionadas.


Nesta etapa, os participantes eram incentivados a improvisarem movimentos e produzirem pequenas coreografias inspiradas em lugares com os quais eles tinham uma conexão afetiva. O encontro presencial só acontecia quando o grupo de uma cidade concluía suas criações coreográficas. Aí a equipe se deslocava até o município para Tom fotografar e filmar o que havia sido ensaiado nos lugares escolhidos pelos participantes. Foram mais de dois mil quilômetros percorridos pelas estradas do Paraná para realizar estes registros.

“Mesmo tendo realizado grande parte do projeto de forma virtual, criamos um vínculo afetivo com os moradores, era emocionante conhecê-los presencialmente no dia das filmagens. Partilhamos histórias íntimas ao longo do processo. Reencontrar alguns deles neste lançamento será especial”, comemora Patrícia.

Enquanto Patrícia provocava as narrativas, Tom era o responsável por ilustrá-las. Coreo(codes) reúne 27 coreografias/performances que são acessadas por QR Codes, resultado do registro fotográfico de Tom Lisboa que foi transformado em stop motions.As animações foram compostas, cada uma, por cerca de 300 fotografias editadas e tratadas individualmente.


Para assistir as coreografias de Coreo(codes) é preciso apontar a câmera de um celular para o QR Code das páginas do livro. Os stop motions não têm som, mas incluem uma indicação de trilha sonora sugerida tanto por Patrícia, quanto por Tom e por quem realizou a performance. Após o evento o livro será comercializado online.

Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Serviço:

Lançamento Livro Coreo(Codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares

Data: 01 de julho (sexta-feira)

Horário: 19h - 22h

Local: Soma Galeria – Av. Sete de Setembro, 5708/Batel - Curitiba, PR.

Entrada Gratuita

Realização: Artéria Cultural

Saiba mais:

Instagram @coreocodes

Informações: Glaucia Domingos / Assessoria de Imprensa

8 visualizações
bottom of page