Livro de poemas "A Caverna dos Destinos Cruzados", vira série no IGTV
top of page
Buscar

Livro de poemas "A Caverna dos Destinos Cruzados", vira série no IGTV

Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio do Tarô, foi adaptada para o audiovisual.

Ilustrações: Leonardo Chioda

A série "A Caverna dos Destinos Cruzados" teve estreia no Instagram no fim de maio e segue disponível para ser assistido pelos seguidores do canal @acavernadosdestinoscruzados. Ao todo, são 22 poemas declamados pela atriz Nena Inoue, ganhadora dos Prêmios Shell e Troféu Gralha Azul, e pelo artista Ricardo Nolasco, diretor, performer e colaborador dos coletivos Selvática e O Estábulo de Luxo.


A série é uma adaptação audiovisual do livro de Monica Berger e Sergio Viralobos com a iconografia "apocalíptica" composta pelo escritor e tarólogo Leonardo Chioda. Publicado em 2019, pela editora paulista Demônio Negro, a "Caverna dos Destinos Cruzados" constrói, a partir das cartas do Tarô, narrativas poéticas sobre a jornada humana, sobre o fluxo da vida e as aflições que fazem parte de nossa trajetória.


"A Caverna" explora as possibilidades imaginativas do texto poético em diálogos e monólogos, ora bem-humorados, ora dramáticos, com os 22 arcanos maiores do Tarô como O Louco, A Imperatriz, O Mago, O Diabo e outros. O texto é mesclado às belíssimas ilustrações de Chioda, também artista gráfico e poeta, que compõem um universo multidimensional e pop das cartas do Tarô.


A autora Monica Berger, especialista em Letras e no estudo do Tarô como linguagem visual interdisciplinar e artística, explicou de onde surgiu a ideia do livro.

"Esse livro é fruto de uma ideia, que vinha sendo conversada lá por 2003, com João Acuio, o astrólogo, em meio a uma entre muitas cervejas, quando essa ideia estalou no ar. Começamos a traçar relações das imagens arquetípicas dos arcanos maiores com personagens do nosso último século, representantes do império da decadência e da desilusão, retratos da degradação de modelos universais. Alguns anos depois, usei como tema para oficinas literárias o livro de Ítalo Calvino, O castelo dos destinos cruzados. Nele, o tarot ocupa o papel principal. Pouco depois surgiu o encontro com o poeta e amigo Sergio Viralobos para criarmos "A Caverna dos Destinos Cruzados", junto com um bricoleur incrível, o Leonardo Chioda, que é fera do baralho filosófico e aventado antes de todos para entrar na Caverna. Deu tudo muito certo, era pra ser."

A produção audiovisual dessa obra ficou por conta da Trópico.TV e foi dirigida por Di Florentino. O trabalho criativo foi uma articulação de Di com Sergio Viralobos, produtor e um dos autores do livro. Dentre alguns desafios para essa construção estava a necessidade de recriar a atmosfera lúdica e a beleza que está presente no livro. Sobre isso, Sergio e Di comentam quais foram as escolhas que fizeram para que a visão criativa se somasse à visão da produção.

"Cientes de que o livro tinha uma grande carga imagética, eu e Monica achamos que seria possível produzir 22 pequenos filmes com a leitura dos poemas referentes a cada carta do Tarô do Fim do Mundo. Contatamos a grande dupla de atores Nena Inoue e Ricardo Nolasco, que toparam na hora o desafio. Nena indicou-nos a Trópico para dirigir a filmagem e estava armada a produção dessa nova visão da Caverna dos Destinos Cruzados."

"Gostamos muito de criar formatos para redes sociais e pensamos que poderia ser uma boa realizar essa série para IGTV. O universo imagético do Tarô e a força dos poemas de "A Caverna dos Destinos Cruzados" nos possibilitaram trazer cenas bem interpretadas com o trabalho de uma fotografia toda pensada para o canal, por exemplo, captando em janela 9x16. Eu queria uma locação que pudesse ter texturas e espaço para criação de atmosferas de luz, o resultado são vídeos de Nena Inoue e Ricardo Nolasco declamando poemas como se estivéssemos junto com eles. É uma experiência "virtual" que dialoga com os sentidos de estar frente a frente com os atores."


Os figurinos e adereços foram produzidos e caracterizados por Áldice Lopes a partir do acervo de Ronaldo Silvestre. Os vídeos que compõem a série "A Caverna dos Destinos Cruzados" dão vida e força às histórias dos personagens do livro homônimo. Essa série, inédita no IGTV, explora as possibilidades inventivas das linguagens como o Tarô, a poesia, o audiovisual e o teatro, em uma celebração da arte e da vida em todas as suas dimensões.

Serviço:

Série "A Caverna dos Destinos Cruzados" no perfil do Instagram @acavernadosdestinoscruzados.

Informações: Adriane Perin

25 visualizações
bottom of page