top of page

Livro debate fim dos grandes jornais de Curitiba

  • Foto do escritor: Toca Cultural
    Toca Cultural
  • 3 de abr.
  • 2 min de leitura

"Nicodemo", escrito por Adherbal Fortes de Sá Jr será lançado no dia 7 de abril.

capa do livro nicodemo
Obra aborda crise no jornalismo e sua transformação | Foto: Divulgação

A crise do jornalismo em Curitiba e o fim dos grandes jornais da capital serão temas debatidos no lançamento oficial de Nicodemo - Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba, de Adherbal Fortes de Sá Jr, na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, Dia do Jornalista. O evento será nas Livrarias Curitiba, no ParkShoppingBarigüi, às 19h

 

A romancista Etel Frota vai conduzir uma conversa livre com o autor de Nicodemo, Adherbal Fortes de Sá Jr, e a jornalista Adélia Lopes sobre a crise do jornalismo em Curitiba, o fim de grandes jornais na capital, como O DiaO Estado do Paraná, O Diário do Paraná, Última Hora e o desaparecimento da edição impressa da Gazeta do Povo.

 

Com entrada franca, são esperados para o evento jornalistas, professores, acadêmicos, mas, sobretudo curitibanos curiosos sobre a causa da morte precoce de grandes jornais e o momento da imprensa na capital. 

“Há 70 anos havia mais de 30 jornais impressos nas bancas da capital paranaense, hoje há três. O que fizeram com os jornais foi uma visão patrimonialista da imprensa e da comunicação, um amadorismo incrível, cujo modelo foi seguido por outros jornais e meios de comunicação”, antecipou Adherbal Fortes de Sá Jr.
Adherbal Fortes de Sá Jr
Adherbal Fortes de Sá Jr (Divulgação)

Além da falência dos grandes jornais, a conversa com o público deve abordar alguns pontos narrados em Nicodemo, como a falta de informação de boa qualidade propagada pela imprensa diante dos fatos relativos à Prefeitura, Câmara de Vereadores, tribunais, associações de produtores e sindicatos de trabalhadores da capital.  

O livro Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba traz os melhores momentos de setenta anos de jornais da capital. É também um registro da vida de repórteres, fotógrafos e editores da imprensa curitibana, com relatos pessoais e pesquisa documental feita, durante quatro anos, em arquivos públicos, cartórios e na Junta Comercial por uma equipe de pesquisadores.

 

O livro examina ainda os novos modelos de negócio da comunicação, os jornais locais financiados principalmente por assinantes e doadores, além da arrecadação de eventos especiais. Discute também o apoio de gigantes da bigtech como Google e Facebook, bem como  fundos públicos.


Sobre o autor 

Adherbal Fortes de Sá Júnior é jornalista, autor de Curitiba no Tempo do Jazz BandNo Tempo do CanetNey Braga – Tradição e Mudança na Política. Com Paulo Viola, escreveu os musicais Cidade Sem Portas e Terra de Todas as Gentes.  É membro da Academia Paranaense de Letras.


SERVIÇO:

Lançamento do livro Nicodemo

Conversa com o autor Adherbal Fortes de Sá Jr e a romancista Ettel Frot – Noite de autógrafos.

Local: Livrarias Curitiba – Shopping Barigui

Endereço: ParkShoppingBarigüi (Piso Térreo, loja 17). Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê 

Dia: 7 de Abril de 2025 – Dia do Jornalista

Horário: 19 horas

Aberto ao público

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page