top of page
Buscar

Livro "Música no Tempo" será lançado no sábado (21)

Obra da pesquisadora Rosa Maria Michels Fontoura é um convite para passear pelo tempo, por meio da Música.

A Música no Tempo, de Rosa Maria Fontoura | (Divulgação)

Com o intuito de deixar suas aulas de piano mais interessantes e fazer com que seus alunos compreendessem o contexto histórico das obras trabalhadas, a professora, musicista e pesquisadora Rosa Maria Michels Fontoura dedicou-se durante muitos anos à pesquisa sobre a história da Música. O que inicialmente tinha função pontual e didática acabou se tornando um estudo mais aprofundado. Um grande volume de informações havia sido levantado, organizado, contextualizado e ressignificado. Foi então que Rosa teve a ideia de utilizar sua pesquisa para escrever o livro “Música no Tempo”, que será lançado no próximo sábado (21 de maio), às 19h30, com transmissão online pelo Youtube da Cântaro Arte-Educação & Cultura.

O livro, fruto de um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, inicia pelo período Medieval, passando pelos períodos Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico, até chegar à atualidade. Neles, foram abordados, além dos aspectos históricos, as principais características musicais, a citação de obras e de compositores importantes, dos instrumentos musicais mais utilizados e, ainda, a biografia de grandes ícones da música mundial.

De acordo com a autora, a primeira impressão que temos quando pensamos sobre o passado é que ele é imutável. Porém, a cada nova descoberta e olhar sob nova perspectiva é possível atribuir outros significados aos tecidos vivos que compõem a História e a Música.

“Tanto uma quanto a outra foram construídas e registradas por pessoas, influenciadas por contextos cultural, social e econômico em que estavam inseridas e, embora estejam distantes no tempo, são capazes de dialogar conosco, tornando possíveis releituras e ressignificações que ampliam e dão novos sentidos às experiências individuais e coletivas”, afirma.

A obra “Música no Tempo” foi organizada de forma didática e com o uso de uma linguagem clara e direta. É destinada tanto para músicos, estudantes e acadêmicos de Música e de História, quanto para o público leigo. PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.” Apoio CELEPAR e Escola Atuação.

Serviço:

Lançamento online do livro “Música no Tempo” Data: 21/05/2022 Horário: 19h30 Link para o evento: https://youtu.be/xqyJ7uWRb40 Sobre a autora: Rosa Maria Michels Fontoura é compositora premiada em festivais, com diversas composições e parcerias gravadas em CD próprio e de terceiros, escritora, cantora e professora. É formada em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também cursou Licenciatura em Música. É graduada em Serviço Social pela PUCPR e pós-graduada em Educação Básica, com especialização em Interdisciplinaridade pela Faculdade Espírita do Paraná. É autora e editora de materiais didáticos e paradidáticos na área de Música para a Educação Básica e para docentes e, também, escritora de contos e de poesias, com vários trabalhos premiados e publicados. Integra o Grupo Nymphas como cantora, atuando em shows e na gravação de vários CDs. Faz parte da equipe pedagógica da Cântaro Arte-Educação & Cultura. Desenvolve e participa de projetos voltados à Educação Musical, atuando como palestrante e arte-educadora em oficinas de Música, fóruns, encontros e congressos. Além disso, atua também como professora particular de piano e de teclado.



Informações: Juliana Maria Fontoura Galline


5 visualizações

Comments


bottom of page