Luís Miranda e Mateus Solano estão de volta com O Mistério de Irma Vap
top of page
Buscar

Luís Miranda e Mateus Solano estão de volta com O Mistério de Irma Vap

Espetáculo é considerado um dos maiores sucessos do teatro mundial e terá duas apresentações no Guairão

Um dos maiores sucessos do teatro mundial, “O Mistério de Irma Vap” ganhou nova versão com um time de peso e faz parte do Festival de Curitiba 2020. Sucesso nas décadas de 80 e 90, a comédia voltou aos palcos brasileiros sob direção de Jorge Farjalla, com Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona e Thomas Marcondes no elenco.


O Mistério de Irma Vap” terá duas apresentações no Guairão,

dias 4 de abril, às 21h, e 5 de abril, às 19h.


É uma peça teatral em dois atos, escrita pelo americano Charles Ludlam. Diferente da versão original, que acontece em uma mansão mal-assombrada, a criação de Farjalla é situada no trem fantasma de um parque de diversões macabro.


“Usamos como referência os filmes de terror, como “Pague para Entrar, Reze para Sair”, de Tobe Hooper; “Rebecca”, de Alfred Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de “Thriller”, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador.

A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca.


O espetáculo atual tem a proposta de expor aos olhos do público essa troca de roupas e enfatizar ainda mais o texto e o trabalho do ator.


Nós teatralizamos a troca de roupas. Eu quero mostrar para o espectador o teatro como uma grande ilusão e o ator como um grande mago, que pode criar tudo na frente do público e fazê-lo acreditar naquela situação. Quero que a plateia sinta o trabalho do ator e como eles vão dividir esses personagens em um jogo de espelhos. O próprio texto de Ludlam sugere o jogo teatral e tentamos enfatizar ao máximo a questão dos atores como um duplo”, comenta o diretor.

A encenação ousada, segue ele, só é possível graças ao talento de Luis Miranda e Mateus Solano.

Os dois são de uma genialidade, uma elegância artística! Eles têm juntos uma energia maravilhosa. Estou muito grato por tê-los comigo e por partilhar algo tão sagrado para mim, que é o fazer teatral, finaliza.

Serviço:

O Mistério de Irma Vap, no 29º Festival de Curitiba Quando: dia 4 de abril, às 19h, e 5 de abril, às 21h. Onde: Teatro Guaíra | Guairão (Praça Santos Andrade, S/N – Centro) Valores:  R$ 80,00 (inteira)

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2020”, e nas bilheterias físicas do ParkShoppingBarigui (Piso térreo próximo à praça de eventos), de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Classificação: 12 anos. Duração: 100’

19 visualizações
bottom of page